Os oitavos de final da Liga dos Campeões abriram, esta terça-feira, com um balanço muito díspar: em Alvalade, o público assistiu a uma goleada, enquanto no Parque dos Príncipes a equipa da casa só na compensação conseguiu chegar à vantagem.

“O Sporting é a escola primária e o Manchester City a universidade”, comentou o treinador do Sporting, Rúben Amorim, ainda na antevisão do jogo contra os campeões de Inglaterra. E, de facto, o resultado final do jogo (0-5) veio reforçar a declaração.

Apesar da derrota esmagadora da equipa portuguesa, a figura destacada da noite teve nome nacional, Bernardo Silva, que marcou dois dos cinco golos do Manchester City, aos 17 e 44 minutos.

O primeiro golo do jogo ocorreu aos 7 minutos, pelos pés de Mahrez, e foi inicialmente anulado pelo árbitro, mas a decisão foi revertida após consulta das imagens do VAR. Aos 17 minutos, Bernardo Silva marcou o primeiro da conta pessoal e aos 32 o marcador voltou a aumentar com Foden. Já no último minuto da primeira parte, Bernardo Silva entra de novo em ação e deixa o jogo com um esclarecedor 4-0 antes do intervalo.

O Sporting conseguiu rematar apenas uma vez à baliza adversária durante primeira metade.

Logo depois do intervalo, Bernardo Silva atacou mais uma vez, mas o Manchester City viu o golo anulado, por estar fora de jogo. O jogo terminou com o marcador a 5-0, com o quinto golo dos ingleses a sair dos pés de Sterling, ao minuto 58.

Mesmo depois da vitória gloriosa, o treinador do Manchester City, Pep Guardiola, não resistiu a deixar algumas palavras amigas sobre os campeões de Portugal: “Sei a equipa que defrontámos, sei da sua qualidade, mas é difícil quando chegas lá e marcas. Foram infelizes.”

As duas equipas voltam a defrontar-se, dia 9 de março, em Inglaterra, às 20h00 para o jogo da segunda mão.

Golo no último minuto

À mesma hora que o Sporting CP enfrentou o Manchester City, jogou também o Paris Saint-Germain contra o Real Madrid.

No Parque dos Príncipes, em França, houve uma primeira parte tensa, com o PSG a atacar a área rival, enquanto o Real Madrid jogava na defensiva. A segunda metade do jogo começou com os espanhóis a tentarem reverter os papéis. Sem sucesso.

Messi e Nuno Mendes encontraram uma oportunidades de golo, mas não o conseguiram fazer. Após uma tentativa de Mbappé, Carvajal, do Real Madrid, derruba o jogador e o árbitro não tem dúvidas em declarar penálti. Messi encarregou-se da marcação, mas a defesa de Courtois manteve o jogo a zeros.

Foi preciso esperar pelo último minuto de compensação para o Paris Saint-Germain marcar o golo da vitória, com o cronómetro a apontar 93’. Kylian Mbappé foi o grande responsável por repor alguma justiça no marcador. Os franceses levam um golo de vantagem para o Santiago Bernabéu onde, também a 9 de março, voltam a defrontar os espanhóis.

Nestes oitavos de final da Liga dos Campeões há mais uma equipa portuguesa em prova: o Benfica tem encontro marcado com o Ajax, no Estádio da Luz, no próximo dia 23 de fevereiro. O encontro  tem lugar marcado em casa no próximo dia 23, às 20h00.

Esta quarta-feira (16) à noite, entram em campo Inter e Liverpool, enquanto na Áustria jogam o Salzburgo com o Bayern Munique. Para a semana, jogam Chelsea-Lille e Villareal-Juventus, na terça-feira, e Benfica-Ajax e Atlético de Madrid-Manchester United no dia seguinte.

Artigo editado por Filipa Silva