Os próximos anos prometem um aumento significativo do número de casos de cancro e de mortes. Apesar disso, podemos aprender a conviver com a doença. O que está a ser feito para inverter a tendência e preparar o país para essa realidade? Será que caminhamos para o cancro se tornar uma doença crónica?

Nos Estados Unidos, uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça pode fazer 26 dos 50 estados abolir o direito ao aborto. O caso Roe v. Wade contribuiu para a legalização do aborto nos EUA, mas o direito está agora ameaçado. Se o caso for revogado, esses estados poderão abolir a interrupção voluntária da gravidez. A sentença, que está dependente da deliberação do caso do Mississipi – Dobbs v. Jackson –, deverá ser divulgada nos próximos meses.

Em estúdio, Catarina da Silva Carrapatoso e Inês Araújo e Silva ajudam Miguel Esteves e Fernando Antunes da Costa, os apresentadores deste episódio, a compreender estes temas.

Como recomendação externa, os diretos diários da rádio TSF, no Instagram, de acompanhamento à Guerra na Ucrânia, em que a jornalista Teresa Mota conversa com os correspondentes Pedro Cruz e André Luís Alves.

O “Semanário”, podcast semanal do JPN, está disponível nas principais plataformas de streaming e pode ser ouvido todas as sextas-feiras também no site e nas redes sociais. A edição deste episódio é de Sofia Silva Freitas. A coordenação é de Tiago Serra Cunha, Miguel Esteves e Fernando Antunes da Costa.