Na 5.ª etapa, realizada esta sexta-feira, o ciclista português ganhou vantagem num sprint intermédio e afastou Nairo Quintana do primeiro lugar na Volta à Catalunha, isolando-se na frente. Um segundo separa Almeida do colombiano da Arkea.

João Almeida UAE Emirates) está bem lançado para uma vitória na Volta à Catalunha. Foto: voltacatalunya.cat

O português João Almeida (UAE Emirates) tornou-se, no final da 5.ª etapa,  o novo líder da Volta à Catalunha. Depois de ter vencido na véspera a etapa-rainha, na qual passou a partilhar a liderança da geral com Nairo Quintana, Almeida ficou, esta sexta-feira, com uma vantagem de um segundo sobre o colombiano.

Tudo se decidiu no segundo sprint intermédio em Pantà de Foix, onde os portugueses e companheiros de equipa, João Almeida e Rui Costa ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente, atrás do norueguês Tobias Johannessen. Almeida ganhou, assim, um segundo de bonificação que no final da corrida foi determinante para o isolar na liderança da classificação. 

O britânico Ethan Vernon (QST) venceu a etapa, seguido do alemão Phil Bauhaus e do francês Dorian Gordon. O terceiro membro da UAE Emirates, Ivo Oliveira, conseguiu o oitavo lugar.

Numa etapa em que o vento dificultou a tarefa dos ciclistas, Urko Berrade, Gotzon Martín e Joel Nicolau distanciaram-se do pelotão e mantiveram-se na liderança em grande parte do percurso. A vantagem dos três perante o pelotão chegou a atingir os dois minutos, mas foi diminuindo com o aproximar da meta – à chegada a Pantà de Foix, a fuga foi sendo anulada, tendo ficado com apenas 25 segundos de vantagem. Nos últimos 15 quilómetros, o pelotão apanhou os três ciclistas e todos se juntaram na corrida até à meta, seguindo-se várias mudanças na liderança.

O percurso, com tendência descendente, começou em La Pobla de Segur e passou por Coll de Corniols (com uma elevação de 1.085 metros), La Bisbal del Penedés e Pantà de Foix. A etapa terminou em Vilanova i la Geltrú.

A 6.ª e decisiva etapa decorre este sábado na Costa Daurada, de Salou a Cambrils, num percurso de 168,5 quilómetros, com uma contagem de montanha de primeira categoria e duas de segunda. A etapa é transmitida em direto a partir das 14h15 na Eurosport 1. A Volta à Catalunha chega ao fim no domingo.

Artigo editado por Filipa Silva