A Seleção Nacional derrotou a Bulgária por 3-0 e está na terceira posição do grupo de apuramento para o Mundial de 2023. Diana Silva, Vanessa Marques e Carole Costa foram as marcadoras dos golos lusos.

Apesar da vitória, Portugal vai ter de disputar o playoff de apuramento para o Europeu de Futebol Feminino de 2022.

Com esta vitória diante da Bulgária, Portugal mantém a esperança de lutar pelo acesso ao Mundial. Foto: Chara Savvidou/FPF

A Seleção Nacional de futebol feminino venceu, esta terça-feira (12), a Bulgária, por 3-0, no Estádio Cidade de Barcelos. No oitavo encontro do Grupo H a contar para a qualificação para o Mundial de 2023, as lusas dominaram e furaram por três vezes as redes búlgaras.

Aos 18 minutos, Diana Silva cabeceou depois de um livre batido por Andreia Jacinto e inaugurou o marcador. Em dia de aniversário, Vanessa Marques celebrou da melhor maneira e, igualmente de cabeça, finalizou depois de um cruzamento de Ana Borges. Aos 42 minutos, Carole Costa selou o marcador com um remate de primeira a entrar junto ao segundo poste, após assistência de Andreia Jacinto.

Apesar da derrota por 3-0 frente à Alemanha no passado sábado (9), esta vitória deixa as comandadas de Francisco Neto com 16 pontos. As lusas são terceiras no grupo H, atrás da Sérvia, com 18, e da Alemanha, com 21.

O selecionador nacional mostrou-se contente com o triunfo e destacou o compromisso defensivo das suas jogadoras. “Recuperámos mais de 90 por cento das bolas no meio-campo da Bulgária. Não permitimos nenhum remate”, realçou Francisco Neto em declarações registadas pelo site da Federação Portuguesa de Futebol.

O técnico nacional demonstrou o seu positivismo em relação ao possível apuramento. “Teremos uma ambição muito grande de chegar a patamares competitivos altíssimos. Quando entrámos para os quatro jogos finais, sabíamos que, se fizéssemos nove pontos, iríamos ao play-off. Estamos a seis pontos de lá chegar”, rematou.

Portugal volta a entrar em campo dia 2 de setembro, frente à Sérvia, num encontro em que as lusas estão obrigadas a triunfar para subirem ao segundo posto, posição de acesso ao play-off. O primeiro classificado apura-se diretamente para a fase final. No último encontro do grupo, a 6 de setembro, a seleção das quinas recebe a Turquia.

O Campeonato do Mundo de 2023 realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto do próximo ano na Austrália e na Nova Zelândia.

Artigo editado por Filipa Silva