O programa DiscoverEU oferece a oportunidade a jovens de percorrerem vários países europeus. Os interessados devem ter 18 anos e ser cidadãos num dos estados-membros da União Europeia ou dos países associados ao Programa Erasmus+. Candidaturas abertas até 29 de março.

A oportunidade de viagem estende-se a diversos países da União Europeia, como a Espanha, Alemanha, Bélgica ou Chéquia. Foto: Pixabay/ Pexels

O DiscoverEU é uma ação integrada no Programa Erasmus+, que surge no seguimento de uma iniciativa da Comissão Europeia, criada em 2018. O objetivo  é dar a oportunidade a jovens de 18 anos, naturais da União Europeia (UE), de explorar a Europa com passes ferroviários gratuitos.

As candidaturas estão abertas até 29 de março e são feitas através do Portal Europeu da Juventude. A edição deste ano dá a oportunidade a 35 mil jovens – que, além da possibilidade de viajarem sozinhos, podem integrar um grupo com o máximo de quatro pessoas, onde um deles fica responsável pela liderança.

São elegíveis os cidadãos ou residentes legais num dos estados-membros da União Europeia, incluindo os países e territórios ultramarinos, que nasceram entre 1 de julho de 2004 e 30 de junho de 2005. Podem ainda receber passes para a DiscoverEU  jovens de países associados ao Programa Erasmus+, que não pertencem à UE, como Islândia, Liechtenstein, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia Turquia.

Depois de selecionados, os jovens devem responder a um curto inquérito e vão poder viajar por um período máximo de 30 dias, entre 15 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2024. Durante as viagens podem conhecer os destinos a quem foi atribuída a marca do Património Europeu, bem como várias capitais europeias da cultura em países como a Hungria, Grécia ou Roménia. Os destinos presentes na lista do Património Mundial da UNESCO também são uma possibilidade de visita para os viajantes.

Como forma de combinar a arquitetura, a música e outras vertentes culturais, os participantes vão beneficiar de iniciativas lançadas em 2022, durante o Ano Europeu da Juventude  – como o Itinerário Cultural DiscoverEU ou a “Juventude descobre a cultura graças à DiscoverEU em 2022”. Mais ainda, será mantida a oferta aos participantes de um cartão de desconto, que pode abranger transportes públicos, cultura, alojamento, alimentação, desporto e outros serviços disponíveis nos países elegíveis.  

Todas as informações relacionadas com o programa estão disponíveis para consulta no site da Comissão Europeia.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira