A seleção feminina de futebol de Inglaterra vai trocar a cor dos calções para jogadoras não se preocuparem com período menstrual. Assim, a peça tradicionalmente branca vai passar ser azul escura.

As jogadoras, após a vitória do Campeonato da Europa 2022, já tinham alertado para o problema, explicando que a versão antiga podia deixá-las numa posição desconfortável. A The Football Association (FA) ouviu o apelo das futebolistas e anunciou, na segunda-feira (3), a alteração do equipamento – que já vai ser utilizado na sexta-feira (6) no jogo da Finalíssima, em Wembley, contra a seleção brasileira.

Em Inglaterra, porém, alguns clubes, como o Manchester City, o West Bromwich Albion e o Swansea, já tinham posto em prática essas mudanças para evitar preocupar as jogadoras durante a menstruação.

Um movimento na comunidade para o foco ser o desporto 

No mês passado, também nos Estados Unidos da América se assinalaram alterações nos uniformes desportivos. A equipa Orlando Pride passou a utilizar calções pretos, tornando-se a primeira equipa da National Women’s Soccer League (NWSL) a fazer a alteração.

Mas não é só. Noutras modalidades, nomeadamente no ténis, essas mudanças também estão a ser feitas para garantir que as atletas se podem focar apenas no desporto.

No ano passado, várias tenistas vieram a público falar sobre as preocupações que tinham no torneio de Wimbledon. Nesta competição, a mais antiga do mundo e uma das mais rigorosas a nível de regulação do vestuário dos jogadores, as regras exigiam que o equipamento utilizado fosse completamente branco. Quanto à imposição, em maio do ano passado, a ex-tenista Monica Puig referiu que sentia “stress mental” por ser obrigada a jogar de branco no torneio.

Sobre o caso, também a tenista Daria Saville revelou chegar a interromper a menstruação para não ter de se preocupar com manchar o equipamento. Outras atletas como Alicia Barnett e Heather Watson partilharam sentir a mesma preocupação, no decorrer dos jogos.

Em novembro de 2022, os organizadores do torneio, após discussões com a Women’s Tennis Association, resolveram criar uma exceção e permitir que jogadoras usem calções interiores escuros por baixo das saias ou calções. Estas regras vão ser aplicadas pela primeira vez em julho de 2023.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira