Esta segunda-feira (15), chegou ao Porto o Navio-escola Sagres para fazer parte das comemorações do Dia da Marinha, a decorrer entre 18 e 21 de maio. A passagem pelo rio Douro – pela primeira vez em 25 anos -, teve início no Porto de Leixões, em Matosinhos, cruzando a Foz e tendo como destino de atracagem o Cais da Ribeira, junto à Ponte Dom Luís.

Com visitas gratuitas, a embarcação estará aberta ao público entre esta quinta-feira e domingo. A sua grande estrutura despertou a atenção de quem estava na zona, tanto locais como estrangeiros, que se juntaram para assistir à curta viagem pela margem da Invicta. O momento da chegada, juntamente com a saída dos tripulantes, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Navio-Patrulha Oceânico Sines e a Lancha de Fiscalização Rio Minho também vão integrar a data, tendo chegada à Invicta prevista até quarta-feira, dia 17, véspera do arranque oficial das celebrações.  

Além disso, ao longo dos vários dias, o programa inclui outras atividades como batismos de mar, escalada, mergulho e o uso de realidade virtual para comandar um navio. As festividades ocorrem principalmente na Alfândega e no Cais da Ribeira. No entanto, entendem-se da zona ribeirinha até à baixa da cidade, passando por locais emblemáticos como o Mercado do Bolhão, a Estação de São Bento, a Rua das Flores e a Rua de Santa Catarina.

O Primeiro Marinheiro Gonçalo Antunes, de 25 anos, salienta a importância das cerimónias que honram, anualmente, o Dia da Marinha (assinalado a 20 de maio) em diferentes partes do país. “Leva um pouco da Marinha às pessoas,  para que também consigam ver realmente o que é a Marinha”, diz ao JPN.  

O Navio Sagres, construído em 1937, tem, desde 2017, a insígnia de membro honorário da Ordem Militar de Avis. É a embarcação mais nobilitada e a que possui mais insígnias estrangeiras, a nível nacional. 

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira