B Fachada regressa esta sexta-feira ao Porto para atuar no Auditório do CCOP. Estava previsto apenas um concerto, no dia 9 de fevereiro, mas, em resultado da procura, uma nova data foi anunciada. Ainda é possível comprar bilhetes para sábado.

B Fachada esteve no Teatro do Campo Alegre, no Porto, para mais uma edição das Quintas de Leitura.

B Fachada esteve no Teatro do Campo Alegre, no Porto, para mais uma edição das Quintas de Leitura. Foto: Mariana Cardoso

B Fachada regressa ao Porto com dois novos espetáculos ao vivo que se vão realizar esta sexta-feira (9) e sábado (10), a partir das 21h00, no Auditório do CCOP (Circular Católico dos Operários do Porto). Inicialmente, estava previsto apenas um concerto, no dia 9 de fevereiro, mas uma nova data (10 de fevereiro) foi anunciada, depois de os bilhetes para a primeira data terem esgotado.

O cantor, compositor e multi-instrumentalista vem apresentar o seu último álbum “Rapazes e Raposas”, lançado de surpresa em 2020, mas o catálogo de que é dono é vasto, pelo que a viagem sonora da noite pode bem ir para lá das 15 faixas que compõem o disco.

Conhecido por subverter o cânone da música popular portuguesa, B Fachada lançou diversos trabalhos, entre EP, mini-álbuns e registos de longa-duração, que incluem registos – festivos, deprimidos, satíricos – em que se incluem “Viola Braguesa” (2008), “Há Festa na Moradia” (2010), “B Fachada É Pra Meninos” (2010), “Criôlo” (2012) ou o split com as Pega Monstro, em 2015. 

Entre 2008 e 2012, o ritmo de edições e lançamentos foi corajoso, de tão intenso, seguindo-se um período mais distendido. Entre 2014 e 2020, o artista não apresentou nenhum álbum completo. 

Destacam-se nas suas canções as letras, nas quais B Fachada fala sobre muitos dos devaneios e das angústias individuais. Esta ideia pode ser encontrada em temas, como “Prognósticos”, integrados no álbum “Rapazes e Raposas”: “E a cada mais cem anos que hão-de vir/ Hão-de vir mais maldades e agonia/ Hão-de vir mais injustiças e azar/ Nunca vão faltar o desgosto e abandono/ E a cada mais mil anos que durarmos/ Hão-de ser mil anos de destruição/ Mil anos de egoísmo e esquecimento/ Mil anos de homicídio e desencontro”.

 Os bilhetes para o espetáculo, promovido pela Lovers and Lollypops, podem ser adquiridos por 12 euros na pré-venda e 15 euros no dia do espetáculo.