A longevidade dos tupperwares está em cima da mesa.  São cada vez mais as pessoas que se preocupam com a saúde e a criação de estilos de vida saudáveis. Os estudantes universitários fazem parte desse leque, uma vez que é muito frequente levarem refeições preparadas de casa para a universidade, de forma a pouparem tempo e dinheiro.

Esta quarta feira, a SportUnity, empresa júnior que atua no ramo do desporto e nutrição, promoveu uma sessão de show cooking dedicada aos estudantes universitários. O evento “All in the Bowl” –  tudo num frasco – decorreu na Faculdade de Desporto da UP e tinha como principal objetivo mostrar alternativas ao transporte e à conservação de comida nos tupperwares comuns, que, atualmente, são cada vez mais utilizados pelos estudantes.

A atividade, que contou com a colaboração de estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, tinha um guia alimentar, com várias propostas de receitas para o  pequeno-almoço, almoço e jantar. Os jovens exemplificaram como é que se pode comer “de forma prática, rápida e deliciosa as refeições fora de casa”, confecionando as várias refeições na sessão e dando a provar os sabores aos participantes do show cooking.

Tupperwares: porque não?

O plástico dos tupperwares liberta aditivos e produtos químicos, à medida em que entra em contacto com os alimentos. Além disso, com o uso contínuo destes recipientes, principalmente com o sobreaquecimento no microondas, faz com que sejam libertadas substâncias nocivas para os alimentos. Uma delas é o químico Bisfenol A (BPA) que está ligado ao cancro da mama e da próstata.

Para Raquel Teixeira, project manager do “All in the bowl”, o facto de os estudantes recorrerem cada vez mais a tupperwares de plástico foi o ponto de partida para este projeto. A utilização dos frascos de vidro é uma nova opção, uma vez que os frascos “são pequenos, reutilizáveis e o vidro não tem os problemas dos plásticos”.

As famosas marmitas de plástico podem agora ser substituídas por um simples frasco de vidro, garantido, assim, as propriedades base da comida preparada em casa.

Esta foi a primeira iniciativa dos estudantes colaboradores da SportUnity que, sendo uma empresa júnior, não tem fins lucrativos. Paulo Magalhães, vice-presidente do projeto, diz que o conceito base desta iniciativa é “desporto para todos, nutrição para todos” e que o principal objetivo é estabelecer a ponte entre os estudantes, o mercado de trabalho e os professores. Por ser a primeira júnior empresa no ramo do desporto e nutrição em Portugal, o estudante acrescenta que as dificuldades e responsabilidades são acrescidas.

Artigo editado por Rita Neves Costa