Angela Merkel vai estar em Portugal nos dias 30 e 31 de maio. O primeiro dia da visita oficial da chanceler alemã vai ser dividido entre as cidades de Braga e do Porto.

O dia 30 de maio vai começar com uma visita ao Centro de Investigação e Desenvolvimento da multinacional alemã Bosch, na companhia do primeiro-ministro António Costa.

Depois, a líder do Governo alemão segue para o Porto onde vai conhecer o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, o I3S. A chegada está prevista para as 17h20.

De acordo com a nota de agenda do gabinete do primeiro-ministro, o programa da visita contempla também um debate sobre o projeto europeu com estudantes de doutoramento da Universidade do Porto, no âmbito da iniciativa “Encontro com os Cidadãos”. Será no I3S e terminará por volta das 19h00.

A vista oficial de dois dias vai terminar em Lisboa, a 31 de maio, com Angela Merkel a ser recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Está também prevista uma reunião com António Costa.

A ordem de trabalhos do encontro tem como objetivos: “além de reforçar as relações políticas e económicas bilaterais, prosseguir o trabalho estreito que vêm desenvolvendo em temas centrais para o futuro da Europa, em particular o roteiro para completar a União Económica e Monetária, a gestão das migrações e o futuro Quadro Financeiro Plurianual”, lê-se no comunicado do Governo.

Artigo atualizado a 25 de maio de 2018 com as horas previstas para a visita da chanceler alemã.