A Universidade do Porto distingue, esta segunda-feira, o arquiteto Álvaro Siza Vieira com a Medalha de Mérito da instituição, a “mais alta distinção da Universidade do Porto”.

A cerimónia está marcada para as 17h00 no Auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e a medalha será entregue pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo.

O prémio visa “enaltecer a genialidade da sua obra arquitetónica, que é hoje, para orgulho de toda a Universidade, património cultural da própria instituição”.

Uma hora depois da cerimónia arrancar, pelas 18h00, o Prémio Pritzker vai assistir à inauguração da exposição “Neighbourhood: Where Álvaro meets Aldo” na Galeria de Exposições da FAUP.

A mostra, organizada pela FAUP em parceria com a Direção Geral das Artes, representou Portugal na 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016.

O Porto é a terceira cidade a acolher a exposição, inicialmente pensada para um formato site specific. Depois de Veneza, a exposição já passou por Lisboa, na Garagem Sul do CCB.

“Nesta terceira itinerância, pretende-se divulgar as obras de Siza e de Rossi, assim como as ‘vizinhanças’ entre ambas, a um público alargado, a partir de uma Universidade e de uma Faculdade que refletem sobre a cidadania e exercitam o desenho da cidade”, lê-se nos materiais de apoio à divulgação da iniciativa.

No centro do trabalho expositivo estão os projetos de habitação social desenvolvidos por Álvaro Siza Vieira em quatro cidades europeias: Veneza, Berlim, Haia e Porto.

A exposição “Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo” vai estar patente na Galeria de Exposições da FAUP de 19 de junho a 17 de setembro, de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00, com entrada livre.

Álvaro Siza Vieira tem uma longa relação com a FAUP, onde foi estudante – na escola que a precedeu, a Escola Superior de Belas Artes do Porto, entre 1949 e 1955 – e professor, sendo hoje Catedrático Emérito da escola, cujo edifício tem também a sua mão.

Criada em 2010, a Medalha de Mérito da Universidade do Porto foi entregue a apenas duas personalidades: ao engenheiro Luís Valente de Oliveira (2012) e a Zeferino Ferreira da Costa (2015), este último pelo papel desempenhado na cooperação entre universidades brasileiras e a UP.