No ano em que se assinalam os 500 anos sobre a morte de Leonardo da Vinci, o Museu do Louvre tem preparada uma grande exposição para o outono. Nela vai figurar o desenho “Rapariga lavando os pés a uma criança”, parte integrante da Coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e exemplar único do autor de “Mona Lisa” em Portugal.

A informação foi avançada numa entrevista à Agência Lusa dada pela diretora da instituição, Lúcia Almeida Matos.

O valioso desenho esteve emprestado, até este mês, no Teylers Museum em Haarlem, na Holanda, para integrar uma mostra que agregou cerca de 30 desenhos originais do mestre italiano.

O desenho “Rapariga lavando os pés a uma criança” (185 x 114 mm) data de 1483 e terá chegado ao Porto no século XIX, pela mão de bolseiros da Academia Portuense (precursora da FBAUP) que faziam períodos de estudo no estrangeiro, nomeadamente em Roma e Paris.

Leonardo da Vinci (1452–1519)
Rapariga lavando os pés a uma criança; Estudo separado das nádegas da criança, c.1483
Pena e tinta castanha, aguada castanha sobre pedra negra
185 x 114 mm
FBAUP Inv. no. 99.DES.1174 Foto: DR

Numa altura em que a digitalização estava ainda muito longe de ser uma opção, era comum os estudantes trazerem consigo “dossiês de desenhos”, bons exemplares que podiam depois servir quem estudava na Academia, como explica ao JPN Luís Pinto Nunes, diretor do Museu da FBAUP.

“Rapariga lavando os pés a uma criança; Estudo separado das nádegas da criança” foi pela primeira vez atribuído a Leonardo por Philip Pouncey, em 1965. A descoberta, confirmada em definitivo doze anos depois, foi anunciada em 1978 na revista “Apollo”.

A última vez que a obra foi mostrada no Porto foi em 2012 na exposição “Cinco Séculos de Desenho na Coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto”.

O desenho integra a Coleção de Desenho Antigo da FBAUP, composta maioritariamente por desenhos italianos. São 111 no total e vão do final do século XV aos primeiros anos do século XIX.

Além de Leonardo, estão representados neste núcleo da Coleção da FBAUP autores como Polidoro da Caravaggio (que não o mais conhecido Michelangelo Merisi Caravaggio), Luca Cambiaso, Ludovico Carracci, Francesco Sabatelli, Guglielmo Caccia (chamado Moncalvo), Carlo Maratti, Giovanni Battista Merano, entre outros.

Leonardo da Vinci (1452-1519), provavelmente o artista mais conhecido do mundo, foi um homem de múltiplos talentos, do desenho à pintura, passando pela matemática e a anatomia, a música e a engenharia, autor de obras universalmente conhecidas como “A Última Ceia” e de estudos científica e culturalmente tão influentes quanto o “Homem Vitruviano”.