Falta pouco até as salas de espetáculos voltarem a ganhar vida. Até lá, o teatro faz-se à distância. Este sábado, dia 27 de março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro e o JPN sugere algumas peças em exibição, através do online. À Espera de Godot, O Balcão, By Heart e Teatro são alguns dos destaques.

O confinamento afastou-nos fisicamente das salas de espetáculos, mas não impediu que o teatro chegasse até ao conforto e segurança das nossas casas. O Dia Mundial do Teatro celebra-se no sábado, dia 27 de março, e o JPN reuniu algumas peças de teatro a que podes assistir online para assinalar a data:

À Espera de Godot

À Espera de Godot” é uma peça onde “nada acontece, duas vezes”. Há uma árvore que reverdece na passagem do primeiro para o segundo ato. Há as botas de Estragon e o chapéu de Vladimir, dois palhaços-vadios que esperam e esperam. 

Samuel Beckett, multipremiado encenador, deu sólidos contributos para que a peça permanecesse num limbo de ambiguidade. Agora, o Teatro Nacional São João convida o encenador húngaro para dirigir esta “tragicomédia em dois atos”, que ele tem revisitado com regularidade, como um maestro que recria, com músicos diferentes, uma “estrutura musical de uma assombrosa precisão”.

Com interpretação de João Melo, Maria Leite, Mário Santos, Rodrigo Santos e Vicente Melo, À Espera de Godot fica disponível para visualização – em tnsj.bol.pt – a partir das 21 horas de sexta-feira, 26 de março, e fica disponível até dia 4 de abril. Os bilhetes têm um valor de dois euros e permitem a visualização do espetáculo até três dias após a sua aquisição.

O Balcão

O dramaturgo francês Jean Genet viveu num estado de permanente revolta: “Gostaria que o mundo mudasse para eu ser contra ele.”  Para o autor, o teatro era um lugar “onde todas as liberdades são possíveis”.

O Balcão“, a sua obra mais ambígua e mais terrível, joga-se no interior de um bordel de luxo, espaço confinado, asséptico e hipervigiado, atravessado por ecos de uma revolução em curso. “O Balcão” densifica alguns dos temas em circulação, com o poder como claustrofobia, os ocasos das revoluções, as sedutoras vizinhanças entre o sexo e a morte.

Com interpretação de Nuno Cardoso, diretor artístico do Teatro Nacional São João, O Balcão está disponível em tnsj.bol.pt – a partir das 21 horas de dia 26 de março até 4 de abril. Os bilhetes têm um valor de dois euros e permitem a visualização do espetáculo até três dias após a sua aquisição.

By Heart

Brodsky defende que o poema nasce como um mecanismo que nos ajuda a apreender um mundo, simplificando a tarefa de apreender esse mundo. O poema seria então, mais do que um fim, um meio ou ferramenta para chegar ao objetivo de saber um mundo de cor. Assim, a poesia seria a arte de criar memórias.”

É esta ideia que Tiago Rodrigues tem como mote para a sua adaptação do dramaturgo. Desafia, em público, dez pessoas a aprenderem um poema que não conhecem. Enquanto lhes ensina, vai contando histórias sobre a sua avó quase-cega, misturadas com histórias acerca de escritores e personagens de livros que estão, de alguma forma, ligados a si e à sua avó.

Ao longo do tempo, e conforme o poema vai sendo aprendido, o mistério da escolha do mesmo vai sendo clarificado. “By Heart” é, assim, uma peça que mostra o valor que a memória das palavras e textos podem ter. É sobre a importância que o teatro assume na partilha dessas palavras e ideias.

Com criação e interpretação de Tiago Rodrigues, “By Heart” é transmitido de forma gratuita no próximo sábado, dia 27 de março, no Facebook do Teatro Nacional D.Maria II.  

Os Passos em Volta

Os textos de Herberto Hélder são um pretexto para a perceção de um “eu” que tem um corpo, que sente, que procura Deus, o amor, que busca transcender-se. As palavras funcionam aqui como passos em volta, como olhares que nos fazem tremer, como raios incisivos que assustam e atraem. Há tantas frases, tantas palavras, que afrontá-los é uma viagem antiga, uma dança de cadeiras e mesas de pernas partidas.

É deste livro de contos e histórias que parte esta peça da Companhia João Garcia Miguel, que é assinada por João Garcia Miguel, responsável pela sua adaptação, encenação e espaço cénico. Com interpretação de João Lagarto, David Pereira Bastos, Duarte Melo e Beatriz Godinho, Os Passos em Volta fica disponível a partir das 19 horas de dia 26 de março e fica disponível até dia 28 do mesmo mês. A entrada é grátis e a transmissão é feita online através das páginas de Facebook e Youtube do Teatro Municipal do Porto. 

Teatro  

Em “Teatro” entramos na vida dos atores portugueses e conhecemos algumas das suas memórias. A dedicação a um ofício, a violência, o desamor e o INEM são algumas das referências numa peça em loop, para se ouvir como uma canção. Teatro conta com o texto, encenação e espaço cénico de Pascal Rambert e a participação de Beatriz Batarda, Cirila Bossuet, Rui Mendes, Lúcia Maria e João Grosso.

A peça é exibida através da Sala Online do Teatro Nacional D. Maria II e está disponível para visualização entre os dias 26 de março e 9 de abril. Os bilhetes assumem o valor de três euros e após a compra e são disponibilizadas 24 horas para o visionamento do espetáculo. 

Os filhos do Mal  

A geração que cresce depois do 25 de abril de 1974 vive no pós-Estado Novo, mas traz consigo memórias transmitidas desse passado. A peça representa o confronto entre os “filhos” de opositores do regime e aqueles cujos “pais” eram apoiantes da ditadura em Portugal. Quem protagoniza as histórias são aqueles que realmente as viveram. Os atores do espetáculo representam, assim, as suas próprias histórias, vividas fora de palco.

A peça está em exibição, online, de 24 a 31 de março e de 2 a 4 de abril. O preço dos bilhetes é de três euros e podem ser adquiridos na Sala Virtual do Teatro São Luiz, em bol.pt. 

It’s True, It’s True, It’s True

Neste espetáculo-sensação do Fringe de Edimburgo, em 2018 – o maior festival de artes da Europa -, a companhia de performance multimédia Breach Theatre reencena o julgamento de 1612 de Agostino Tassi pela violação da pintora barroca Artemisia Gentileschi.

Baseada nas transcrições do tribunal, esta peça dramatiza um julgamento que durou sete meses e cativou a atenção da Roma renascentista, perguntando ao mesmo tempo o que mudou nos últimos quatro séculos. Misturando mito, facto e comentário, esta é a história de como uma mulher se serviu da sua arte como vingança, tornando-se uma dos maiores pintores da sua geração.

Com interpretações de Kathryn Bond, Sophie Steer e Ellice Stevens, esta peça está disponível até dia 31 de março na sala online do Teatro do Bairro Alto. Destinada a maiores de 16 anos, “It’s True, It’s True, It’s True” tem um preço de três euros  por bilhete.

Palavras em palco – Um caminho para Caryl Churchill

“Palavras em palco – um caminho para Caryl Churchill” estreou no dia 21 de março e volta a entrar em cena no Dia Mundial do Teatro. A peça vagueia pelo mundo da conceituada autora britânica, Caryl Churchill, para quem a ética e a política são aspectos essenciais na arte do teatro.

A autora é ainda um destaque pelas suas inovadoras formas de escrita em teatro e pela forma como provoca os espectadores, de forma crítica, enigmática e poética, a terem um olhar reflexivo sobre o mundo. O espetáculo inclui excertos das peças Prioritários (1972) e Top Girls (1982).

A peça conta com encenação de Marta Dias, realização de Nuno Neves e interpretação de Bruno Bernardo, Margarida Vila-Nova, Sílvia Filipe e Vítor d’Andrade.  Será transmitido exclusivamente online, no dia 27 de março, às 19 horas, no site do Teatro Aberto. Está disponível até dia 4 de abril.  

Artigo editado por João Malheiro