“O futebol são 11 contra 11 e no final ganha a Alemanha“. É a velha máxima que se voltou a aplicar na derrota de Portugal diante a seleção germânica, por 4-2, em jogo a contar para a segunda jornada do grupo F do Euro 2020.

Na Allianz Arena, em Munique, a seleção das quinas entrou em campo com a possibilidade de garantir o apuramento para os oitavos de final da prova, caso vencesse a Alemanha, depois do empate surpreendente da França contra a Hungria.  No entanto, apesar de até ter começado melhor, Portugal acabou por sofrer uma derrota pesada que coloca em risco a revalidação do título de campeão europeu.

A Alemanha entrou com vontade de ter bola e dominou a partida nos minutos iniciais. A seleção portuguesa, mais encostada atrás, conseguiu, aos 15 minutos, num contra-ataque, inaugurar o marcador. Bernardo Silva conduziu a bola pelo meio-campo germânico, picou para Diogo Jota, já na grande área, que passou para Cristiano Ronaldo encostar a bola para dentro da baliza adversária.

A equipa que jogava em casa não acusou o golo e continuou a controlar o jogo e a ameaçar a baliza de Rui Patrício. Aos 35 minutos, um cruzamento do lado direito do ataque germânico para o lado esquerdo encontrou Robin Gosens. O lateral alemão efetuou um cruzamento tenso para o coração da grande área portuguesa e o pé de Rúben Dias desviou a bola sem querer para dentro da baliza.

O azar do autogolo não veio só e, apenas quatro minutos depois, desta vez devido a um cruzamento do lado direito alemão, Raphaël Guerreiro também colocou a bola dentro da própria baliza. Portugal perdia ao intervalo por 2-1, devido a falhas defensivas que provocaram dois autogolos.

No regresso dos balneários, a partida não mudou de cenário. Aos 51 minutos, mais uma bola do flanco direito para o esquerdo a encontrar Robin Gosens, mais um cruzamento tenso do lateral-esquerdo e, desta vez, o desvio eficaz de Kai Havertz para o 3-1.

Não há duas sem três e o mesmo erro defensivo voltou a acontecer aos 60 minutos. Nesta ocasião, Robin Gosens desviou diretamente a bola vinda do lado direito para dentro da baliza. A trinta minutos do fim, Portugal perdia por 4-1.

Fernando Santos fez quatro substituições e colocou em campo Renato Sanches, Rafa, João Moutinho e André Silva. Portugal ainda reduziu a desvantagem no marcador, aos 67 minutos, através de um livre direto cobrado por Moutinho. O médio português enviou a bola para a grande área germânica, onde Cristiano Ronaldo retribuiu o favor e entregou a bola para o remate bem sucedido de Diogo Jota.

Renato Sanches ainda fez um remate muito forte de fora de área, mas a bola bateu com violência no poste direito da baliza alemã e foi para fora. A partida acabou com o resultado final de 4-2.

Portugal está em terceiro lugar do grupo F, com três pontos, os mesmos que a Alemanha, que tem uma diferença de golos mais positiva. A França ocupa o primeiro lugar, com quatro pontos, e a Hungria está em quarto, com um ponto.

Na última jornada, Portugal depende apenas de si para se apurar para os oitavos de final, porém terá de derrotar a França. Em caso de empate ou derrota, a seleção portuguesa fica dependente do resultado do jogo entre a Alemanha e a Hungria, e das classificações finais dos terceiros classificados dos restantes grupos. Só os quatro melhores terceiros é que podem progredir para a fase a eliminar do Euro 2020.

Portugal joga contra a seleção francesa esta quarta-feira, às 20h00, com transmissão da RTP1. À mesma hora, a Alemanha defronta a Hungria.

Artigo editado por João Malheiro