Programação do Cultura em Expansão para este ano será apresentada na Pasteleira no próximo dia 16. Atuação de Rui Reininho integra o evento.

O panfleto da edição deste ano foi desenhado por Andrew Howard

Panfleto da edição de 2017 do programa. FOTO: RITA CATALÃO

No próximo dia 16 de fevereiro, será anunciada, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira, a programação da edição de 2022 do Cultura em Expansão. O evento, a começar pelas 19h30, também servirá de apresentação das “20.000 Éguas Submarinas”, novo trabalho a solo de Ruí Reininho.

O Cultura em Expansão trata-se de um projeto anual criado pela Camara Municipal do Porto em 2014 que visa promover a arte – música, teatro, cinema, dança, literatura e performance -, não nos usuais palcos portuenses, mas em espaços menos centrais da cidade.

Em 2022, serão quatro coletivos a programar quatro locais: o Visões Úteis na Associação Nun’Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça. Serão apresentados também espetáculos em outros pontos do Porto no âmbito da “Programação Satélite”.

Logo após a apresentação das propostas programáticas para 2022 do “Cultura em Expansão”, Rui Reininho, vocalista do Grupo Novo Rock (GNR) desde 1982, apresentará o seu novo trabalho a solo, “20.000 Éguas Submarinas”. Reininho será acompanhado por Paulo Borges, produtor deste longa-duração, e de Alexandre Soares, antigo guitarrista dos GNR que também chegou a desempenhar os vocais nos dois singles editados antes da entrada de Rui Reininho no grupo (“Portugal na CEE/Espelho Meu” e “Sê um GNR”, ambos editados em 1981).

A entrada é livre, no entanto será preciso levantar bilhete no local até uma hora antes do espetáculo.

Artigo editado por Filipa Silva