Mudança de formato, mais sessões e projetos e uma maior confluência de artistas de várias especialidades. São estas as novidades do programa Cultura em Expansão, apresentado esta quinta-feira em conferência de imprensa realizada no auditório do Grupo Musical de Miragaia. O projeto, que decorre de 22 de março a 15 de dezembro, tem como lema “Para um modelo de coesão cultural”.

Novidades

O programa deste ano conta com os Trabalhadores do Comércio (no auditório Junta de Campanhã), António Capelo (auditório Grupo Musical de Miragaia) e Camané (Associação da Pasteleira Torres Vermelhas) na abertura dos três primeiros dias (22, 23 e 24 de março, respetivamente) do evento.

Ao todo, 46 projetos vão ser apresentados em 64 sessões de entrada livre. Segundo Rui Moreira, estes números são “muito superiores aos dos anos anteriores”, consequência do constante crescimento de participantes.

O presidente da Câmara do Porto falou do novo formato nestes três locais do projeto como um “modelo estruturado a partir de uma nova ideia de regularidade de apresentação e de coesão entre estruturas artísticas e associativas, que nele ganham um novo papel de participação e de construção no projecto”, afirmou.

Já Guilherme Blanc, adjunto para a Culturaexplicou que o programa deste ano foi pensado “cruzando nomes icónicos da cultura portuguesa” com artistas com o intuito de transmitir ao público “novas formas de fazer arte”.

Para além dos três lugares âncora, a Programação Satélite, considerada outro “braço do projeto”, vai permitir a integração de “projetos itinerantes ou projetos de essência artista ou apresentações, mas que não acontecem nestes três espaços centrais, como é exemplo do 25 de abril com o concerto de Vieira Power Trio”, explica Guilherme Blanc.

Cultura em Expansão 2019 conta com 64 sessões

Cultura em Expansão 2019 conta com 64 sessões. Foto: Inês Moreira

Destaques

Ana Rocha, coprodutora do projeto, destacou alguns espetáculos do programa. “Gatilho da Felicidade”, de Ana Borralho e João Galante a 14 de junho (no auditório Junta de Campanhã), conta histórias, vivências e memórias dos jovens de Campanhã. Já a peça “Uma Recordação Imperfeita” é inspirada no livro “Orlando” de Virgina Wolf e interpretada Emília Silvestre e tem lugar a 12 de abril (no auditório Grupo Musical de Miragaia).

Outra sessão em destaque foi o “Manda os Teus Pais Passear” a 29 de Junho no auditório da Junta de Campanhã. Gonçalo Amorim, do Teatro Experimental do Porto (TEP), explicou que o conceito passa por “fazer as pessoas caminhar em conjunto, a reparar na cidade e a registar”. O espetáculo “Todos os Dias me Sujo de Coisas Eternas” conta com a interpretação de Sara Ramos Leitão na Casa d’Artes do Bonfim.

Num momento definido como “inédito para a programação do projeto”, Ana Rocha salientou o concerto de Manel Cruz a 13 de dezembro no auditório Grupo Musical de Miragaia. O programa encerra com Ivo Canelas com “Todas as Coisas Maravilhosas” na Associação da Pasteleira Torres Vermelhas.

O Cultura em Expansão 2019 conta com artistas de todos os ofícios, desde a escrita, à interpretação teatral e à música. Em 2017, o número de espetadores rondou os quatro mil, num total de 42 sessões, tendo duplicado em 2018 para cerca de oito mil espetadores e 51 sessões. O projeto está orçado em 300 mil euros, mais 20 mil do que o ano anterior.

A programação completa já se encontra disponível online.

Artigo editado por César Castro