O play-off do Grupo Mundial 1 entre Portugal e Polónia disputa-se nos dias 4 e 5 de março no Complexo de Ténis da Maia. João Sousa e Nuno Borges vão disputar os confrontos do primeiro dia.

Portugal e Polónia disputam esta sexta-feira e sábado, no Complexo de Ténis da Maia, o play-off do Grupo Mundial 1 da Taça Davis. O primeiro jogo da eliminatória arranca às 12h00.

Rui Machado, treinador e capitão da seleção nacional, convocou João Sousa, Nuno Borges, Gastão Elias, Pedro Sousa (que substituiu Frederico Silva devido a uma lesão no ombro esquerdo) e o estreante Francisco Cabral.

Mariusz Furstenberg, capitão da Polónia, chamou Kamil Majchrzak, Kacper Zuk, Daniel Michalski e os experientes na variante de pares, Jan Zielinski e Szymon Walkow.

No sorteio realizado esta quinta-feira na Quinta dos Cónegos, na Maia, Rui Machado apresentou João Sousa e Nuno Borges como os escolhidos para disputar os embates desta sexta-feira, primeiro dia do play-off.

O melhor português de todos os tempos, João Sousa, vai defrontar Kacper Zuk, às 12h00, no duelo que inaugura a eliminatória. O maiato Nuno Borges, que se vai estrear no primeiro dia de uma eliminatória ao serviço de Portugal na Taça Davis, entra em campo quando o jogo do compatriota terminar, frente a Kamil Majchrzak.

No sábado, o dia começa com o embate de pares. A dupla que tem chegado longe em diversos torneios internacionais, Francisco Cabral e Nuno Borges, vai defrontar os especialistas Szymon Walkow e Jan Zielinski, às 10h30. No segundo dia de play-off, os encontros de singulares invertem-se e João Sousa vai defrontar Kamil Majchrzak, enquanto Nuno Borges vai medir forças com Kacper Zuk.

Em declarações reproduzidas pela agência Lusa, o capitão da seleção portuguesa, Rui Machado, admitiu, na conferência de imprensa de antevisão do embate, que a eliminatória será “bastante difícil”. Rui Machado lembrou que, apesar dos polacos não contarem com o número um da sua seleção, Hubert Hurkacz (10.º no ranking ATP), têm “uma equipa muito competitiva, com um nível parecido à nossa”. O selecionador português mostrou-se confiante e realçou que “o fator casa, as nossas condições, o nosso público, a nossa comida, a nossa gente” pode fazer a diferença.

O número um português, João Sousa, lembrou que a Polónia vem à Maia com o objetivo de vencer, mas garantiu que “vamos dar o nosso melhor e tentar vencer, que é o nosso objetivo principal”.

A entrada no Complexo de Ténis da Maia é livre e os jogos da eliminatória frente à Polónia têm transmissão televisiva na Sport TV.

Artigo editado por Filipa Silva