A próxima edição da versão portuguesa do festival, que se realiza de 7 a 10 de junho de 2023, passa a ter mais um dia de música e traz nova denominação ao festival. Os bilhetes entram à venda na próxima semana.

O Primavera Sound Porto regressa ao Parque da Cidade de 7 a 10 de junho de 2023. Foto: Sofia Matos Silva

Pouco mais de duas semanas depois da edição mais concorrida de sempre, o Primavera Sound Porto tem regresso marcado ao Parque da Cidade em 2023. Este é o novo nome do festival, que desta vez chega com uma novidade: de três passa para quatro dias de música, de 7 a 10 de junho

O anúncio foi realizado através das redes sociais. Num vídeo que relembra momentos da edição deste ano, a organização anuncia também que os bilhetes estarão disponíveis a partir da próxima quarta-feira, 6 de julho.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Primavera Sound Porto (@primaverasound_porto)

Entre as novidades está, também, a mudança de nome do festival. Até aqui NOS Primavera Sound, “para já” o festival “assume” Primavera Sound Porto como a sua designação oficial, refere fonte da organização ao JPN. A mudança surge à semelhança das versões internacionais (nomeadamente a de Barcelona, a edição-mãe do Primavera), que não incluem qualquer marca no nome.

As datas anunciadas para o Porto coincidem, também, com outra novidade para o próximo ano, esta já anunciada anteriormente – em Espanha, em vez de se repetirem dois fins de semana em Barcelona, o Primavera Sound divide-se e ruma a Madrid, passando a ter duas edições em território espanhol. Em 2023, Barcelona vai ao Parc Del Fòrum de 1 a 3 de junho, Madrid à Arganda Del Rey de 8 a 10 e o Porto, em versão alargada, de 7 a 10. Além da Península Ibérica, há também novas Primaveras pelo mundo fora – além da edição de Los Angeles, anunciada ainda em 2019, estão a chegar novas edições em São Paulo (Brasil), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina). 

A possibilidade de alargar a edição portuguesa do festival a quatro dias foi colocada aquando da revelação do cartaz para a última edição, ainda no ano passado. A organização deixava “no ar” a possibilidade de abrir um quarto dia de festival com novas confirmações, que não se chegaram a verificar, tendo o certame deste ano decorrido no molde habitual de três dias.

Segundo dados da organização do festival, a edição deste ano do NOS Primavera Sound foi a mais concorrida de sempre. Ao todo, foram cerca de 100 mil pessoas a pisar o parque portuense nos três dias de festival, dois deles esgotados – 35 mil na quinta-feira e no sábado (9 e 11), 30 mil na sexta-feira (10). Pela primeira vez, o público estrangeiro foi também mais numeroso que o português, representando cerca de 60% dos bilhetes comprados para o total dos dias. Pelos três dias de festival passaram nomes como Gorillaz, Nick Cave and The Bad Seeds, Tame Impala, Interpol, Beck e Pavement.