O pavilhão Multiusos de Gondomar volta a receber a Mostra da  Universidade do Porto (UP), que celebra este ano a 20.ª edição. De 20 a 23 de abril, as 14 faculdades, centros de investigação e outros serviços da UP vão expor ao público o que têm para oferecer, com entrada gratuita.

Com o objetivo de abrir os horizontes dos estudantes de ensino básico e secundário, a organização pretende, como já é costume, oferecer “um espaço privilegiado para explorarem as suas áreas de interesse, requisitos de acesso e saídas profissionais”, avança Raúl Santos, responsável pela Comunicação da UP. Além da oferta formativa, o evento conta com atividades para toda a família e direcionadas para os jovens estudantes.

Ao JPN, o representante da Reitoria ressalva a importância da reunião anual, destacando que esta é uma das poucas, “se não mesmo a única”, chance de conhecer todas as faculdades, que se espalham pela cidade do Porto, num único local. Os presentes terão, assim, a possibilidade de falar diretamente com quem usufrui das instalações e da formação: isto é, centenas de estudantes, professores, investigadores e técnicos da UP. “Este é o tipo de informação que é muitas vezes difícil de passar nos canais ou presenciais – seja no ministério, seja nas próprias universidades”, completa.

Quinta e sexta-feira (20 e 21 de abril): das 10 horas às 19 horas.

No sábado (22) abre às 11 horas e encerra às 19 horas e no domingo (23) termina às 18 horas.

Ainda num ritmo de retorno pós-pandemia, para a Mostra – que, em edições anteriores, já recebeu aproximadamente 30 mil pessoas -, estimam-se “cerca de 20 mil visitantes” no decorrer dos vários dias. Para aqueles que não puderem estar presencialmente no evento, a Mostra Online vai possibilitar o acompanhamento de algumas palestras iniciativas em direto através do site. É uma “simplificação, uma espécie de transmissão daquelas [iniciativas] que vão acontecer no próprio pavilhão”, reforça Raúl Santos.

Para facilitar o acesso, visto que o evento decorre num concelho vizinho, será também providenciado transporte vaivém gratuito. A partida pode ser feita de cinco pontos: junto à Estação de Campanhã (no início da Rua Pinto Bessa), da Estação de Metro do Estádio do Dragão, da Estação de Metro de Fânzeres, do Planetário do Porto ou da Asprela.

No palco central, além de palestras sobre os mais diversos temas, haverá igualmente espaço para atividades de dinamização, como atuações de tunas e outros grupos estudantis. Todas as informações estão disponibilizadas na íntegra no site da Mostra UP.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira