Na tarde desta terça-feira, a Seleção Nacional entra novamente em ação na fase de grupos de apuramento para o Mundial de Futebol 2022 a realizar-se no Catar. Finalizados dois jogos de qualificação frente ao Azerbaijão e à Sérvia, Portugal defronta agora o Luxemburgo. No sábado, a equipa portuguesa empatou com a Sérvia 2-2 num jogo marcado pela frustração e apatia portuguesas. No outro jogo do grupo, a equipa luxemburguesa surpreendia ao vencer a República da Irlanda por uma bola a zero.

Portugal vai realizar o terceiro jogo num espaço de sete dias antes de uma interrupção de cinco meses na fase de qualificação europeia para a realização do Euro2020, que foi adiado para este ano.

A equipa das quinas terá de procurar a vitória, já que divide o primeiro lugar da classificação com a Sérvia, ambos com quatro pontos. O Luxemburgo surge em seguida com três, enquanto a República da Irlanda e o Azerbaijão ainda não pontuaram no grupo A.

Com apenas o primeiro lugar a ter qualificação direta para o Mundial, o confronto com a equipa luxemburguesa tem uma importância acrescida. Ainda que Portugal seja encarado como favorito, o lado luxemburguês já deu provas da sua capacidade de surpreender os adversários.

Cansaço português e perigo ofensivo do Luxemburgo

Para este jogo com o Luxemburgo, esperam-se mexidas no onze português, tendo em conta o desgaste da equipa em virtude do curto espaço de tempo entre jogos. Com três encontros em sete dias, Fernando Santos deverá voltar a mexer na defesa dando titularidade a Nuno Mendes na esquerda e colocando Domingos Duarte a central, ao lado de Rubén Dias. No meio-campo, a aposta deverá voltar-se novamente para Rubén Neves, que se junta a Sérgio Oliveira ou Renato Sanches. Cristiano Ronaldo não deve sair do onze, tal como Bernardo Silva. O selecionador português poderá também apostar em João Félix ou André Silva.

Fernando Santos não poderá contar com Bruno Fernandes que terá de cumprir castigo. João Moutinho está em dúvida para o encontro já que falhou o jogo com a Sérvia, treinou condicionado e ainda não se sabe se poderá ser aposta para o jogo desta terça-feira. Ainda assim, o selecionador português demonstrou, na antevisão do jogo, confiança na recuperação do jogador do Wolverhampton para defrontar os luxemburgueses.

Do lado do Luxemburgo, o destaque vai para Gerson Rodrigues. Nascido em Almada, o jogador do Dínamo Kiev é um elemento de grande perigo na equipa e será uma grande dor de cabeça para Portugal. Outros jogadores a referir são Christopher Pereira, o avançado Vincent Thill, que atualmente joga no Nacional da Madeira, e Marvin Martins, defesa do Casa Pia. Orientada por Luc Holtz, a equipa luxemburguesa conta, ainda, com Mica Pinto, jogador luso-luxemburguês formado no Sporting que já representou o Belenenses SAD e a União da Madeira.

Portugal em baixa forma, Luxemburgo no auge

A seleção luxemburguesa chega ao encontro com energias renovadas após arrancar a vitória frente à República da Irlanda, com um golo marcado por Gerson Rodrigues. O Luxemburgo tem vindo a mostrar uma clara evolução, já não se resumindo a uma seleção “fraca” e “fácil de vencer”. Com oito jogos feitos no ano de 2020, venceu o Azerbaijão, o Chipre e o Montenegro, para a Liga das Nações.

Já Portugal iniciou a tripla jornada de apuramento com uma fraca exibição frente ao Azerbaijão, que ainda assim acabou com uma vitória após um autogolo de Medvedev.

Frente à Sérvia, Fernando Santos prometeu uma mudança de atitude, mas a equipa das quinas não foi além de um empate, num jogo em que Portugal esteve a vencer por 2-0. As dificuldades de ligação de jogo e de saídas de ataque na segunda parte foram os pontos de viragem para que os sérvios marcassem dois golos. Cristiano Ronaldo ainda conseguiu colocar a bola dentro da baliza, já nos descontos, mas o golo que daria a vitória à seleção nacional não foi validado.

“O Luxemburgo vai jogar olhos nos olhos”

Na antevisão do jogo desta terça-feira, Fernando Santos frisou que este será um jogo bastante diferente do realizado frente ao Azerbaijão, afirmando que “esta equipa não tem nada a ver com o Azerbaijão”.

O selecionador nacional referiu a capacidade ofensiva da equipa luxemburguesa: “O Luxemburgo vai jogar olhos nos olhos”. Vai tentar defender bem, mas depois sair com qualidade para o ataque”. Fernando Santos destaca, também, que o Luxemburgo “não é uma equipa defensiva”, contudo “é uma das equipas que mais evoluiu nos últimos anos”.

Olhando para a equipa que Portugal tem pela frente, o selecionador português garante, em conferência de imprensa: “Sabemos as dificuldades que este jogo encerra, mas estamos preparados para ganhar”.

Já Luc Holtz, deixou vários elogios à equipa das quinas referindo que “esta é a melhor equipa de sempre da história da seleção portuguesa”. Acrescenta, ainda que Portugal “tem muita qualidade, é muito forte na circulação da bola, com jogadores muito perigosos no ataque”. Sobre Cristiano Ronaldo, o selecionador luxemburguês afirma que “é sobre humano continuar fisicamente a este nível e com a qualidade que ele apresenta”.

Apesar de todo o respeito e qualidade salientados por Luc Holtz, o selecionador do Grão-Ducado deixa um aviso: “nos jogos de futebol também pode haver surpresas”.

Este será o 18.º encontro entre as duas seleções. Nos 17 jogos disputados, Portugal somou 15 vitórias, um empate e uma derrota. O árbitro russo Sergei Ivanov irá dirigir o encontro agendado para esta terça-feira, às 19h45, na cidade do Luxemburgo, para o apuramento do grupo A para o Mundial de Futebol de 2022, no Catar.

Artigo editado por João Malheiro