A alteração no Executivo camarário surge na sequência da suspensão do mandato da vereadora Cristina Pimentel. Com o regresso de Fernando Paulo e a entrada de Catarina Santos Cunha, vereadora independente que tinha sido eleita pelo PS, o líder da autarquia volta a ter maioria absoluta.

Rui Moreira em declarações aos jornalistas, acompanhado por Cristina Pimentel, que suspende o mandato de vereadora. Foto: Margarida Guerreiro Foto: Margarida Guerreiro

Quatro meses após o começo do terceiro mandato, Rui Moreira vai passar a ter maioria no Executivo da Câmara Municipal do Porto. O presidente da autarquia anunciou uma remodelação do elenco camarário esta quarta-feira, na Casa do Roseiral, acompanhado por Cristina Pimentel, vereadora que vai deixar o cargo.

A saída é colmatada com as entradas de Catarina Santos Cunha, vereadora eleita pelo PS, que passou a independente em novembro em rutura com Tiago Barbosa Ribeiro; e Fernando Paulo, antigo vereador da Habitação que não foi eleito nas últimas eleições autárquicas, em setembro do ano passado.

Com a junção da vereadora independente aos seis vereadores do movimento Aqui Há Porto, Rui Moreira recupera a maioria perdida no ato eleitoral de setembro. Para o líder da autarquia, esta é a “notícia mais importante”: “O Porto volta a ter um executivo municipal com maioria. Era uma questão de governabilidade da cidade, que fica assim reforçada com a entrada da vereadora independente, que passa a fazer parte da nossa equipa com pelouro”.

Rui Moreira assegura que o acordo pós-eleitoral estabelecido com o PSD continuará a ser cumprido, e acredita que os sociais-democratas vão manter a sua posição enquanto “oposição responsável e cooperante”. O autarca afirma que a hipótese de atribuir um pelouro a um dos vereadores dos sociais-democratas não se afigurou, sublinhando que firmar um acordo com o partido difere de “ter uma oposição dentro da governação”.

À Agência Lusa, o líder da concelhia do PSD Porto, Miguel Seabra, reconheceu ver com “estranheza” esta mudança e revelou que o partido vai reunir-se para analisar o acordo que foi firmado.

Moreira nega ainda a existência de mau ambiente na autarquia: “Não posso avaliar o mal-estar dos outros, da nossa parte, só posso assumir um bem-estar”.

Considerada a “estratega da Câmara Municipal do Porto relativamente ao transporte público” pelo autarca, Cristina Pimentel suspende o seu mandato no pelouro dos Transportes, Ação Social e Proteção Civil. A vereadora passa a presidir ao conselho de administração da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), ficando com a mobilidade e a gestão de infraestruturas da cidade a seu cargo. A indicação será feita numa reunião camarária no dia 21 de fevereiro, não sendo possível avançar com uma data para a entrada em funções de Cristina Pimentel.

Para a vereadora, a mudança trata-se de um “processo natural”, motivado pelo “processo de intermunicipalização” da STCP. Cristina Pimentel adianta que “sempre esteve no horizonte a criação e a dotação da STCP de mais meios e de mais estratégia. A abertura, em breve, do Terminal Intermodal de Campanhã, também assim o indica e penso que ficam aqui alguns instrumentos estratégicos muito relevantes”.

As áreas pelas quais Fernando Paulo e Catarina Santos Cunha ficam responsáveis ainda não foram definidas, mas Rui Moreira informa que a redistribuição dos pelouros será anunciada “dentro de alguns dias”.

Artigo editado por Filipa Silva