A segunda noite de oitavos de final da Liga dos Campeões de ontem ficou marcada pelo deslize do Bayern de Munique frente ao Red Bull Salzburg (1-1). O Liverpool FC foi a Milão vencer o Internazionale por duas bolas a zero.

O Bayern foi ao terreno do Salzburgo empatar a um golo. Foto: fcbayern.com

Em Milão, o Inter, que voltou às eliminatórias da Champions dez anos depois, recebeu o gigante inglês Liverpool FC de Diogo Jota, que saiu vitorioso por 2-0. Num jogo muito disputado entre duas grandes equipas de cariz ofensivo, a vitória podia ter caído para qualquer lado, com um Internazionale criador de oportunidades de golo, embora sempre sem sucesso. A equipa inglesa orientada por Jurgen Klopp teve dificuldades em impor o seu jogo, e fez quatro alterações antes dos 60 minutos mas, no final, um Liverpool com vastas opções no banco conseguiu selar a vitória.

O português Diogo Jota foi titular, mas saiu magoado no tornozelo, sendo substituído ao intervalo por Roberto Firmino. Apesar das dificuldades iniciais em dar ao Liverpool FC o que precisava, o avançado brasileiro apontou o primeiro golo do jogo aos 75 minutos, consequência de um canto de Trent Alexander-Arnold. O brasileiro correu para o primeiro poste e efetuou um cabeceamento certeiro ao segundo poste, que se encontrava sem guardião. Com o golo desta quarta-feira à noite, Firmino entrou no top 10 de goleadores brasileiros na Liga dos Campeões, ultrapassando Willian e, o antigo número 12 do FC Porto, Hulk.

Oito minutos depois, foi a vez de Mohamed Salah, o homem do costume, aumentar a vantagem. Numa jogada que começou com uma grande bola de Alexander-Arnold de pé esquerdo, o homem do jogo Virgil Van Dijk recebeu de cabeça e apontou para o centro da área, onde Mo Salah, lendo onde a bola cairia, apareceu para marcar. O golo foi o oitavo consecutivo do egípcio em jogos fora na Liga dos Campeões.

O recém-contratado ao FC Porto Luis Díaz ainda saltou do banco aos 59 minutos. “O Luís é tão natural, é incrível”, disse o técnico Jurgen Klopp sobre o colombiano na flash interview no final da partida.

A última vez que as duas equipas se defrontaram tinha sido há 14 anos –  o Liverpool também saiu vitorioso e sem golos sofridos.

Incrível Salzburg travou o imenso Bayern

Na Áustria, houve surpresas: o Bayern de Munique empatou a uma bola com o Red Bull Salzburg, depois de estar a perder até aos 90 minutos.

Os bávaros, que se apresentaram com um onze inicial na sua máxima força (estando apenas descartado na baliza, com Manuel Neuer ausente após operação ao joelho esquerdo), tiveram 72% de posse de bola e fizeram quase o dobro dos remates, mas foram surpreendidos por uma sufocante e dedicada formação austríaca, que aplicou pressão alta desde o primeiro minuto. Não dando hipótese ao Bayern para respirar, a defesa da potência ofensiva de Munique foi a prioridade do Salzburg, que apostou, com sucesso, no contra-ataque para surpreender os alemães.

O Salzburg abriu o marcador aos 21 minutos, com uma bola longa que lançou a promessa de 20 anos Karim Adeyemi e colocou-o frente a frente a Lucas Hernández, que rapidamente foi ultrapassado. Adeyemi furou em direção à área bávara e serviu o médio norte-americano Brenden Aaronson que, com um pequeno, mas fulcral toque à entrada da área alemã, assistiu o austríaco Chukwubuike Adamu, que apareceu isolado do lado esquerdo para rematar de primeira e meter a bola no fundo das redes.

O Bayern foi para o intervalo a perder, mas na segunda parte a equipa austríaca sentiu dificuldades em manter a pressão sobre os gigantes da Baviera, que dominou a segunda metade com muitas oportunidades de golo. No entanto, todas esbarraram sempre na organizada defesa do Red Bull Salzburg.

Aos 80 minutos, a jovem equipa orientada pelo alemão Matthias Jaissle teve ainda uma oportunidade de ouro para aumentar a vantagem mas, com o guarda-redes da formação alemã fora da baliza, o lateral-direito Benjamin Pavard colocou-se em posição e impediu aquele que seria um histórico 2-0.

O golo do empate surgiu apenas no minuto 90. O capitão Thomas Muller recebeu um longo centro de Pavard e assistiu de cabeça à entrada da área o extremo Kingsley Coman, que apareceu isolado no flanco esquerdo para finalizar. Se o Bayern não tivesse igualado o marcador, os austríacos de Salzburg seriam a primeira equipa a travar uma impressionante série dos alemães de 29 jogos a marcar na Champions League.

As equipas voltam a encontrar-se no dia 8 de março para decidir quem passará aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Na próxima semana, encontram-se, na terça-feira, Chelsea-Lille e Villareal-Juventus, e no dia seguinte Benfica-Ajax e Atlético de Madrid-Mancheter United.

Artigo editado por Filipa Silva