A decisão foi tomada esta quarta-feira pela Conferência de Líderes Parlamentares. É a primeira vez que um chefe de Estado vai discursar por videoconferência na Assembleia da República.

Volodymyr Zelensky será o primeiro chefe de Estado a discursar por videoconferência no Parlamento português. Foto: Presidência da Ucrânia

Já é conhecida a data em que Volodymyr Zelensky vai discursar no Parlamento português. O presidente da Ucrânia vai falar aos deputados da Assembleia da República a 21 de abril, às 17h00, por videoconferência. Esta será a primeira vez que um chefe de Estado discursa no Parlamento através deste método.

O anúncio foi feito por Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, durante a reunião da Conferência de Líderes Parlamentares desta quarta-feira (13). A sessão especial onde se insere o discurso de Zelensky vai contar com a presença do Presidente da República, bem como do primeiro-ministro.

Recorde-se que o convite para Zelensky discursar no Parlamento foi endereçado na sequência da aprovação de uma proposta do PAN para o efeito. Todos os partidos votaram a favor, à exceção do PCP. Na altura, a deputada Paula Santos explicou que “a Assembleia da República deve ter um papel não para contribuir para a escalada da guerra, da confrontação, do conflito, mas um papel que deve ser de defesa da paz”.

Desde o início da guerra na Ucrânia, a 24 de fevereiro, Volodymyr Zelensky tem sido convidado a falar em vários parlamentos de todo o mundo, como o Parlamento Europeu e o norte-americano, e também em alguns eventos culturais, tal como os Grammys. Em cada discurso, o presidente da Ucrânia utiliza referências próximas da audiência a quem se dirige, apelando ao apoio à Ucrânia e à condenação e aplicação de sanções à Rússia.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo atualizados às 08h13 do dia 21 de abril. A hora da sessão, inicialmente prevista para as 15h00, foi alterada para as 17h00.