Portugal arrecadou duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato da Europa de cadetes juniores e sub-21, realizado no Chipre.

Atletas portugueses medalhados em Praga. Foto: SC Braga

Guilherme Gonçalves conquistou o primeiro lugar na categoria de kumité junior masculino, numa final contra o atleta cipriota Charalambides Stravos. Com esta vitória, o jovem do SC Braga tornou-se o primeiro campeão europeu proveniente de Portugal. Consolidou ainda a sua posição como número 1 do ranking mundial da World Karate Federation, alcançando posição idêntica no “All Time Ranking da WKF”, na categoria júnior -68kg.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Federação Nacional Karate -Pt (@federacao_nacional)

O trio formado por Bárbara Ribeiro, Lara Teixeira e Rita Marques também subiu ao pódio para receber a medalha de ouro na categoria kata equipa júnior feminino. O conjunto português defrontou e venceu a França no encontro decisivo. No campeonato europeu anterior, realizado em Praga, em 2022, Bárbara Ribeiro e Lara Teixeira faziam parte do grupo que trouxe o bronze para casa.

Já Natacha Fernandes arrecadou a sua terceira medalha em campeonatos europeus, com o terceiro lugar alcançado em Larnaca. A atleta do ocupa a 8ª posição do ranking WKF, em kata sub-21 feminino.

A competição teve início este sábado (3) e terminou no domingo (5), na cidade de Larnaca, no Chipre. Participaram mais de 1100 jovens oriundos de 48 países diferentes. A próxima edição está marcada para 2024 na Geórgia.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro