Num jogo físico, os "lobos" superaram a Roménia, seguindo agora para as meias-finais. A adversária na próxima fase será a Espanha, num jogo que se realiza em casa, a 4 de março.

Portugal vai disputar a meia-final do REC em casa, contra a Espanha.  Foto: Martin Deutsch/Flickr

A seleção portuguesa de rugby venceu, este domingo (19), a Roménia (por 38 a 20), garantindo o primeiro lugar no grupo B do Rugby Europe Championship (REC). Desta forma, classificou-se para as meias-finais da competição.

A partida começou com a Roménia a tomar iniciativa, marcando rapidamente um ensaio. Os “lobos” (nome pelo qual se conhece a equipa portuguesa), reagiram depressa, conseguindo ir para o intervalo com a vantagem graças aos ensaios de Pedro Bittencourt e Jerónimo Portela.

Na segunda parte, os portugueses ganharam intensidade. Aumentaram a diferença de pontos, não dando espaço para uma possível reação romena, com mais três ensaios – de Pedro Lucas, José Madeira e Duarte Diniz. O confronto terminou com a vitória portuguesa, que lhe assegurou uma classificação de 15 pontos no grupo B e o estatuto de anfitrião da meia-final.

Na próxima fase, Portugal vai enfrentar a Espanha, que foi a segunda equipa colocada do grupo A, a 4 de março. A outra meia-final é entre a Roménia, que, com a derrota,  ficou em segundo lugar do grupo B, e a Geórgia, primeira do grupo A. 

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira