O reitor honorário da Universidade de Lisboa, Sampaio da Nóvoa, vai intervir como convidado e especialista em educação. Reitor da UP, António Sousa Pereira, encerra a sessão com balanço do último ano de atividade e projeção do futuro da universidade. Festejos terminam com uma corrida e caminhada organizadas pelo CDUP e UP.

 

fachada do edifício da reitoria da universidade do Porto

Sessão solene de comemoração dos 112 anos da UP é composta de diversas intervenções institutcionais. Foto: Universidade do Porto

Esta quarta-feira (22) celebram-se 112 anos da fundação da Universidade do Porto (UP). A ocasião assinala-se com uma sessão solene, na Reitoria, com inicio marcado para as 15h. Como habitualmente, a cerimónia arranca com o cortejo académico, protagonizado pelos professores doutorados da UP. Seguem-se várias intervenções, algumas institucionais e duas “de fundo”, informa fonte da reitoria.

A primeira será assegurada pelo professor António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa. Foi convidado “mais do que por ser antigo reitor, pela sua experiência enquanto investigador e especialista na área do ensino da educação superior”, explica a mesma fonte ao JPN. Espera-se que Sampaio da Nóvoa faça “uma reflexão sobre o futuro do ensino superior em Portugal”, numa altura em que se inicia a discussão pública sobre o modelo de acesso às universidades.

A segunda intervenção “de fundo” é a do reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, que pretende refletir “sobre o último ano da Universidade” e projetar “ideias de conceitos futuros e os principais objetivos a médio e longo prazo da instituição”.

As restantes intervenções ficam a cargo de Fernando Freire de Sousa, do Conselho Geral da Universidade, Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho de Curadores, Ana Gabriela Cabilhas, presidente da Federação Académica do Porto, e Hugo Castro Mendonça, representante dos trabalhadores.

A sessão solene inclui ainda um segmento de entrega de prémios e distinções. São três os prémios atribuídos: o de Excelência na Investigação Científica, o da Cidadania Ativa e o prémio Incentivo.

O prémio Incentivo distingue os estudantes com as melhores médias de classificação do primeiro ano do curso. Nesta edição, 20 estudantes são distinguidos. Vão receber o valor monetário das propinas relativas ao primeiro ano.

O prémio Cidadania Ativa reconhece quatro estudantes que se distinguiram por participar em atividades extracurriculares, como ações de voluntariado ou que desenvolveram projetos em áreas como a saúde e bem-estar, desporto e defesa do ambiente.

Será também entregue o prémio de Excelência na Investigação Científica a docentes ou investigadores do Porto e laboratórios associados. “É um prémio de carreira pela excelência de investigação e produção científica do homenageado”, explica a reitoria. Este ano o prémio é atribuído à Professora Maria João Ramos da Faculdade de Ciências.

Finalmente, o aniversário da UP fica marcado pela atribuição dos títulos de Professor Emérito, destinado a professores docentes jubilados ou aposentados que “se distinguiram pela prestação de serviço à ciência, à sociedade e à universidade”. A reitoria explica tratar-se de “um título vitalício de reconhecimento honorífico, em que são considerados professores da Universidade do Porto, de forma simbólica, até ao final de sua vida”.

O evento conta ainda com um momento musical, assegurado pelo Coral de Letras da Universidade do Porto.

Após a sessão solene, acontece a Corrida e Caminhada, promovida pelo Centro de Desporto da UP e pela UP. A partida é às 18h30 da Praça Gomes Teixeira. A inscrição tem um custo de 2 euros, que revertem na íntegra para a Associação Protetora da Criança.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro