Será que existe em Portugal, país em que a grande maioria da população é católica, verdadeira liberdade religiosa e de crença? A Evelyn Padovani e a Isabella Teixeira foram conhecer um centro de umbanda em Vila Nova de Gaia, uma religião de matriz afro-brasileira, muitas vezes associada a práticas de magia negra e macumba. Falta de conhecimento que alimenta o preconceito, garante quem por lá anda.

Esta reportagem foi produzida no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial de que o JPN é parceiro e que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo – este mês dedicado à Festa da liberdade – foi emitido nos dias 3 e 4 de junho na Antena 1 e Antena 3, parceiros do projeto, e pode ser ouvido aqui.

Neste programa do REC, participaram os alunos Margarida Fonseca, Miguel Rolo e Rebeca Martins, do Instituto Politécnico de Leiria; Evelyn Padovani e Isabella Teixeira, da Universidade do Porto; Fernando Pinheiro, Diogo Costa, João Pedro Queiróz, Gustavo Silva, Carolina Monteiro, Maurício Pires, Maria Correia e Ana Sousa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; e Filipa Matias, da Universidade Nova de Lisboa. A coordenação dos trabalhos realizados nas Universidades e Politécnicos esteve a cargo de Marco Gomes, Ricardo Morais e João Pedro Baptista. A condução deste programa foi de Gil Gomes, da Universidade do Porto. Filipe Ribeiro, jornalista e Diretor do Notícias de Aguiar, foi o editor do programa. A coordenação geral foi de Fábio Ribeiro, Francisco Sena Santos e Miguel van der Kellen, do REC.