Passavam a fronteira para Espanha de madrugada e traziam pão, café, batata, caramelos e os pirexes. Os contrabandistas trocavam as voltas aos guardas e à vida difícil. Mas na raia há também outras histórias de romances e famílias que apagam fronteiras. Para quem as passa todos os dias há uma linha invisível que os aproxima da terra mãe que apenas se sente, sem se ver.

Este programa foi produzido no âmbito do “REC-Repórteres em Construção“, um projeto editorial que junta estudantes, professores e jornalistas de todo o país. O programa completo foi emitido a 2 de agosto na Rádio Renascença, parceira do projeto.

Neste programa participaram a Carolina Barata e a Beatriz Pina da Universidade da Beira Interior; o Luís Diabão e a Sara Rodrigues do Instituto Politécnico de Portalegre; a Mariana Tiago da Universidade Nova de Lisboa; a Beatriz Jorge e a Marta Matias da Universidade do Porto. A locução é de João Couraceiro da Universidade do Porto. A pós-produção áudio é de Miguel van-der Kellen da Universidade Autónoma. Edição e coordenação de Isabel Reis, da Universidade do Porto.