Depois de dois dias de muita emoção nos encontros da Liga dos Campeões, esta quinta-feira foi a vez dos clubes da Liga Europa entrarem em ação para os jogos da primeira mão dos oitavos de final. Sem a presença de equipas portugueses ainda em prova, coube aos treinadores nacionais continuar a representar as cores de Portugal na segunda principal competição europeia de clubes.

Sortes diferentes para os técnicos portugueses

O Tottenham de José Mourinho recebeu os croatas do Dínamo Zagreb, no Tottenham Hotspur Stadium. Apesar de várias alterações no onze inicial face à última jornada da liga inglesa – Hojberg, Gareth Bale, Reguilón e Alderweireld começaram no banco -, os londrinos conseguiram uma vitória tranquila por 2-0. O inevitável Harry Kane foi o autor dos dois golos, um em cada parte, que deixam os Spurs bem encaminhados para os quartos de final. O avançado inglês leva já 26 remates certeiros na época.

Harry Kane fez os dois golos da vitória caseira do Tottenham frente ao Dínamo Zagreb.

Harry Kane fez os dois golos da vitória caseira do Tottenham frente ao Dínamo Zagreb. Foto: UEFA/Facebook

No Olímpico de Roma, houve duelo entre treinadores portugueses, num reencontro de Paulo Fonseca com a sua antiga equipa e com direito a arbitragem portuguesa, pelo apito de Artur Soares Dias. Depois de eliminar o SC Braga, a formação da casa bateu de forma categórica o Shakhtar Donetsk de Luís Castro por esclarecedores 3-0. Lorenzo Pellegrini na primeira parte e Mancini e El Sharaawy na segunda assinaram os golos italianos que praticamente sentenciaram a eliminatória.

Pedro Martins, o quarto técnico nacional ainda em prova, viu o seu Olympiacos, crónico campeão grego, receber o colosso inglês Arsenal. Com José Sá e Bruma no onze inicial, para além de Oleg Reabciuk, que brilhou no FC Paços de Ferreira na primeira metade da época, a formação grega não foi capaz de suster o poderio ofensivo dos ingleses e acabou derrotada por 3-1.

El-Arabi ainda empatou a partida no início do segundo tempo, depois de Odegaard ter adiantado os londrinos, mas golos nos últimos dez minutos de Gabriel Magalhães e Elneny diminuíram as hipóteses do Olympiacos ainda poder sonhar com os quartos de final da Liga Europa.

‘Jogo de Champions’ deu empate

Naquele que foi o jogo grande destes oitavos de final, o Manchester United recebeu, no mítico Old Trafford, o AC Milan, numa partida que até há poucos anos era um clássico da Liga dos Campeões. Com Alex Telles e Bruno Fernandes titulares do lado inglês, e Rafael Leão e Diogo Dalot, na equipa italiana, com este último a regressar à casa do clube que o emprestou esta temporada, os visitantes foram globalmente a melhor equipa em campo.

Com um golo ao cair do pano, o AC Milan parte em vantagem para a segunda mão frente ao Manchester United.

Com um golo ao cair do pano, o AC Milan parte em vantagem para a segunda mão frente ao Manchester United. Foto: UEFA/Facebook

Ainda assim, foi o Manchester United que inaugurou o marcador. Passe picado de excelência para as costas da defesa milanesa da autoria de Bruno Fernandes e Amad Diallo, reforço de inverno de 18 anos, cabeceou, de costas para a baliza, por cima de Donnarumma. Maior justiça no resultado acabaria por chegar já nos descontos, quando o central Kjaer correspondeu a um canto Krunic para fixar o resultado em 1-1. Tudo em aberto para a segunda mão, com ligeira vantagem para a turma de Stefano Pioli.

Nos restantes encontros dos oitavos de final da Liga Europa, o Ajax venceu em casa o Young Boys por 3-0, o Villarreal foi ao terreno do Dínamo Kiev ganhar por duas bolas a zero, resultado também conseguido pelo Granada, em Espanha, frente ao Molde, da Noruega. Por fim, o Slavia Praga conseguiu empatar na receção ao Rangers, recém-campeão escocês.

Os encontros da segunda mão estão marcados para 18 de março, quinta-feira.