Com o apuramento já garantido depois de duas vitórias nos jogos anteriores, a Bélgica logrou passar aos oitavos de final do Euro 2020 invicta, ao vencer a seleção finlandesa por 0-2, na terceira e última jornada do grupo B. O encontro foi disputado esta segunda-feira no Gazprom Arena, em São Petersburgo. A Finlândia fecha o grupo no terceiro lugar e fica à espera de ver se ainda consegue uma vaga na fase a eliminar.

Em relação aos onzes iniciais, os finlandeses, apesar da derrota na última jornada frente à Rússia, apenas fizeram uma alteração. Markku Kanerva, selecionador da Finlândia, apostou em Tim Sparv para alinhar de início e colocou no banco de suplentes Rasmus Schuller.

Com a passagem à próxima fase já garantida, Roberto Martinez, “comandante” da Bélgica, optou por fazer uma revolução no onze inicial, de maneira a fazer descansar alguns dos seus jogadores. A formação inicial contou com oito alterações relativamente ao encontro com a Dinamarca. Thomas Vermaelen, Dedryck Boyata, Nacer Chadli, Leandro Trossard, Axel Witsel, Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Jeremy Doku foram os suplentes escolhidos para jogar de início.

Muralha finlandesa durante 45 minutos

Embora a seleção finlandesa precisasse de pontuar para estar na próxima fase do Europeu, os nórdicos apostaram num jogo mais defensivo e nas transições rápidas para o ataque. No entanto, os contra-ataques eram rapidamente travados pelos belgas, que dominavam o meio-campo da Finlândia.

A Bélgica dominou do início ao fim, mas a forte resistência da defesa finlandesa aos homens belgas não permitiu que estes conseguissem chegar com perigo à baliza. Bom exemplo deste jogo defensivo, é o facto de o primeiro remate à baliza ter sido feito pela Bélgica para lá do minuto 22 do encontro.

Durante toda a primeira parte, o jogo só teve um sentido e pautou-se pelas tentativas belgas em furar a defesa finlandesa, numa primeira parte em que os nórdicos não conseguiram conquistar nenhum remate à baliza de Thibaut Courtois, guarda-redes da Bélgica.

Frustrado com o rumo do jogo, Roberto Martinez acabou por inverter posições no ataque da sua seleção, colocando Jeremy Doku mais à esquerda no tereno e Eden Hazard mais à direita. Esta estratégia acabou por trazer mais dinamismo ao ataque belga e foi pelos pés de Doku, que surgiu a primeira grande oportunidade de perigo.

Ao minuto 42, Jeremy Doku, o jovem avançado de 19 anos do Rennes, recebeu um passe longo de Kevin De Bruyne, tirou um adversário do caminho, fez um remate colocado, mas o guardião da Finlândia protagonizou uma excelente defesa.

Superioridade belga foi recompensada

 À entrada para a segunda metade, os finlandeses entraram mais ofensivos. Por isso, era esperado que o estilo de jogo dos nórdicos se alterasse, em comparação com o que foi realizado nos primeiros 45 minutos. No entanto, e apesar da boa entrada, a Bélgica voltou a tomar conta do encontro e a Finlândia continuou na defensiva.

Apesar da grande dificuldade em ultrapassar a “muralha” nórdica, os belgas tentavam de tudo para conseguir pontuar, conquistar a vitória e garantir o primeiro lugar do grupo B. Ao minuto 57, na sequência de um canto batido por Kevin De Bruyne, Eden Hazard surgiu sozinho na área dos nórdicos, mas o remate foi à figura do guarda-redes da Finlândia.

No meio de todas estas investidas belgas, surgiu o primeiro e único remate da partida por parte da Finlândia. No decorrer do minuto 61, após passe atrasado de Joel Pohjanpalo, Glen Kamara rematou à baliza, mas sem qualquer perigo.

Um minuto após este lance surge uma nova oportunidade para abrir o marcador, de novo, por Eden Hazard. Após passe Kevin De Bruyne para Axel Witsel, o médio do Dortmund assistiu Hazard que dominou com o pé direito e rematou com o esquerdo, mas, mais uma vez, Lukas Hradecky estava atento.

Ao minuto 64, a bola acabou por entrar após remate certeiro de Romelu Lukako, mas na revisão do lance foi assinalado fora de jogo ao atacante do Inter de Milão.

Os belgas não desistiram e o golo acabou mesmo por se concretizar. Foi através de um canto batido por Kevin De Bruyne que Thomas Vermaelen cabeceou picado, a bola foi ao poste e com o instinto de afastar o perigo, o guarda-redes da Finlândia acabou por inserir a bola na própria baliza.

Apesar do infeliz contratempo de Lukas Hradecky estava aberto o marcador no Gazprom Arena. Até ao fim da partida o marcador voltou a alterar-se com mais um golo da seleção belga. Ao minuto 80, e com Kevin De Bruyne de novo na jogada, o médio do Manchester City assistiu Romelu Lukako que, com um remate à meia-volta, colocou a Bélgica a vencer por 0-2.

Até ao fim do encontro nada mais se alterou e, com esta vitória, a Bélgica conquista o primeiro lugar do grupo B. A Finlândia, com a derrota e com a vitória da Dinamarca sobre a Rússia, caiu para o terceiro lugar e está dependente da pontuação dos terceiros classificados dos restantes grupos.

Assim, e feitas as contas, a Bélgica e a Dinamarca passam aos oitavos de final, a Rússia, no último lugar do grupo, diz adeus à competição e a Finlândia fica no terceiro posto.

Martinez feliz pelo desempenho da equipa

No final do encontro, Roberto Martinez, selecionador da Bélgica, salientou o foco e o profissionalismo da sua seleção perante “uma equipa difícil de bater”. O espanhol mostrou-se contente e referiu que os seus jogadores estão a fazer um “grande torneiro”. “Agora vamos preparar-nos para o que se segue”, concluiu.

Markku Kanerva, selecionador da Finlândia, mostrou-se orgulhoso da sua equipa apesar da derrota e lamentou o facto de não “conseguido sair do jogo com um ponto”. Agora com o apuramento mais difícil, o selecionar realçou estar consciente disso, mas não deixou de demonstrar felicidade pelo percurso dos seus jogadores. “Mostrámos que merecemos aqui chegar”, salientou.

A Bélgica fica agora à espera de saber o adversário que vai defrontar (um dos melhores terceiros lugares), ao passo que a Dinamarca – o outro apurado do grupo B – já tem destino traçado: jogará diante do País de Gales, em Amesterdão, a 26 de junho.

Artigo editado por Filipa Silva