Boavista e Paços de Ferreira empataram a uma bola, na Capital do Móvel. Antunes inaugurou o marcador para os castores e Gorré dividiu os pontos, com um golo marcado aos 86 minutos. Axadrezados são os "reis" dos empates na Liga.

Paços de Ferreira e Boavista dividiram pontos, numa noite fria na Capital do Móvel.

Na noite gélida de sexta-feira, o Boavista deslocou-se à Capital do Móvel para defrontar o FC Paços de Ferreira, onde conseguiu um empate sofrido, com golo já nos instantes finais da partida.

Em jogo a contar para a 19.ª jornada do campeonato, as equipas perfilaram-se em campo com os mesmos pontos e o claro desejo de vencer.

No jogo que antecedeu a estreia do Boavista na final four da Taça da Liga, os axadrezados tornaram-se os “reis” dos empates na Liga, ao registarem o 10.º diante da formação pacense.

Petit não trouxe nenhuma surpresa a jogo e fez alinhar todos os 11 jogadores que jogaram na jornada passada, diante do Gil Vicente.

César Peixoto fez estrear o guardião Jeimes, o único disponível para compensar as baixas de Jordi e André Ferreira. O defesa Fernando Fonseca e o avançado João Pedro também foram novidades, em detrimento de Juan Delgado e de Hélder Ferreira.

Pantera de “Paços” trocados

As duas formações entraram empenhadas, mas os axadrezados pareciam mais perigosos nas transições ofensivas. Logo aos 7 minutos, Stephen Eustáquio escorregou e deixou escapar a bola para um Sebastian Perez muito atento. Totalmente enquadrado com a baliza, o médio colombiano não foi além de um remate à figura do guarda-redes.

Pouco tempo depois, e na sequência de um canto da equipa da casa, Bracali lançou Petar Musa para um ataque rápido. No seguimento da jogada, Jeimes saiu dos postes, tropeçou sozinho e deixou caminho livre para o avançado croata cruzar e ver N´Tep a fazer o mais difícil: falhar de baliza aberta.

À passagem do minuto 25, veio o susto para as panteras. Lucas Silva isolou-se, Rodrigo Abascal derrubou-o e Manuel Oliveira, árbitro do encontro, mostrou a cartolina vermelha ao central axadrezado, que acabaria por ser salvo pelo videoárbitro, por posição irregular do jogador pacense.

Contudo, a equipa visitante parecia regada de azar e ineficácia. Primeiro foi Makouta que de cabeça falhou por pouco o alvo. Depois foi novamente Sauer, que voltou a falhar isolado. Na recarga, Musa envia a bola à barra da baliza dos castores.

A primeira parte revelava um jogo disputado, mas sem golos, até que aos 39 minutos, Lucas Silva é derrubado dentro de área por Hamache, que “ofereceu” um penalti à formação pacense. Na conversão, o experiente Antunes assegurou o 1-0 om que a equipa da casa foi para o intervalo.

Gorré, o herói de serviço

Regressadas dos balneários, as equipas entraram com uma certa quebra na intensidade. Mas tudo mudou depois de Petit ter lançado no jogo Kenji Gorré. Se, no primeiro tempo, o Boavista já havia ameaçado a baliza de Jeimes, a segunda metade parecia ser ainda mais promissora no que toca às investidas das panteras.

A grande chance esteve mesmo nos pés de Petar Musa que, após belo cruzamento de Hamache, não conseguiu finalizar com toda a baliza à sua mercê.

O Boavista continuava ameaçador, mas foi mesmo o Paços que quase gritou golo pela segunda vez. Aos 75 minutos, Maracas enviou a bola ao ferro da baliza defendida por Bracali.

Sem golo e a perder, os comandados de Petit aumentaram o ritmo e as investidas ofensivas e já com um Paços de Ferreira totalmente encolhido, chegou o momento. Gorré recebeu a bola a passe de Musa, fez o movimento certo para dentro e com grande classe deu o empate e alegria aos axadrezados.

As oportunidades flagrantes não aumentaram e o placar manteve-se inalterado até ao final. Mesmo com emoção até ao fim, castores e panteras dividiram pontos.

Petit: “A equipa está no bom caminho”

No final do encontro, Petit, treinador axadrezado, destacou a qualidade da equipa do Paços e assumiu que a estratégia passava por “forçar os erros do adversário”. Além de se mostrar orgulhoso dos seus jogadores, o técnico considera que “a equipa está no bom caminho”.

Com a mente já no próximo jogo e questionado quanto à invencibilidade do Boavista, Petit admite estar “a fazer um bom trabalho”. “Temos de descansar, trabalhar muito e pensar já no próximo jogo”, afirmou o treinador.

“Empate? Acho um resultado justo!”

César Peixoto, técnico do FC Paços de Ferreira, assumiu que este “foi um resultado justo” e que ambas as equipas trabalharam muito para conseguir levar os três pontos. O treinador considera que há ainda muito trabalho a fazer, mas mostrou-se “orgulhoso dos jogadores”.

“Gostei bastante do que a minha equipa fez, globalmente podíamos ter feito mais na segunda parte, mas é isto que pretendemos, prolongar a vantagem para os 90 minutos”, referiu.

Com este empate, o Boavista mantém uma série de seis jogos invicto e permanece, provisoriamente, no 10.º lugar do campeonato, antes de defrontar o SL Benfica nas meias-finais da Taça da Liga, na próxima terça-feira. Já o Paços de Ferreira mantém-se, também provisoriamente, no 11.º lugar e prepara a ida ao terreno do Estoril Praia, no próximo dia 31.

Artigo editado por Filipa Silva