Na última jornada do Grupo C da Taça da Liga, o Boavista recebia o Sporting de Braga com ambas as equipas ainda com hipóteses de apuramento para a fase final da competição. A equipa da casa necessitava apenas de um empate, enquanto que os visitantes tinham de vencer, após o empate com o Paços de Ferreira na jornada anterior.

O Boavista apresentou-se com níveis de concentração elevados, em contraste com aquilo que foi a exibição desnorteada dos bracarenses. O jogo acabou por ser decidido num espaço de 15 minutos, com três golos da equipa da casa a serem “oferecidos” pelos minhotos ainda na primeira parte. A segunda parte viu uma reação tímida do SC Braga, que chegou a marcar, mas não sem sofrer mais dois golos. Destaque para Gustavo Sauer que marcou por duas vezes.

Desde o seu regresso, Petit ainda não tinha ganho pelo Boavista, tendo empatado em casa com o Marítimo e perdido com o Sporting em Alvalade, em dois jogos da Liga Portuguesa. A equipa vinha, aliás, de uma série muito negativa: para encontrar a última vitória era preciso recuar a setembro, quando os axadrezados venceram o Paços de Ferreira, no encontro que lhes valeu o primeiro lugar do Grupo C da Taça da Liga. Já o SC Braga tinha empatado com o Estrela Vermelha na Liga Europa e perdido no Dragão no fim de semana em jogo da Liga. Na jornada anterior da Taça da Liga, os bracarenses empataram com o Paços de Ferreira em casa e por isso estavam obrigados a vencer o jogo com o Boavista.

Em comparação com o jogo de Alvalade, Petit viu-se obrigado a substituir o guarda-redes Alireza, lesionado, por Bracalli, e retirou ainda Javi Garcia, Vukotic e Gorré por Cannon, Makouta e Musa.

No caso do SC Braga, Carlos Carvalhal foi mais radical nas mudanças, com seis alterações relativamente ao jogo com o FC Porto. Neste caso, saíram Matheus, Bruno Rodrigues, Tormena, Fabiano, Abel Ruiz e Piazon por Tiago Sá, Diogo Leite, Raúl Silva, Yan Couto, Vitinha e Iuri Medeiros.

Oportunismo leva Boavista a Leiria

Depois de 20 minutos iniciais de muita luta, durante os quais se registou uma das poucas oportunidades de golo para o SC Braga por parte de Yan Couto, o Boavista chegou ao golo por intermédio de Gustavo Sauer. O capitão axadrezado surge isolado perante o guarda-redes Tiago Sá e pica a bola para o 1-0, após erro dividido entre Al Musrati e Raúl Silva. A primeira presença numa final four da Allianz Cup estava cada vez mais próxima para a equipa da casa.


Os 15 minutos posteriores ao golo de Sauer foram de pesadelo para os arsenalistas. Primeiro, Vitinha saiu lesionado e deu lugar a Abel Ruíz. De seguida, Petar Musa recebe uma bola de Makouta e aproveita a saída dos postes de Tiago Sá para tirar o guardião bracarense do caminho e fazer o 2-0.


Ainda estava o SC Braga a digerir o segundo golo sofrido e Yusupha já tinha inscrito o seu nome na lista de marcadores. O avançado aproveitou um mau passe de André Horta no meio-campo defensivo dos minhotos e disparou ainda de fora da área para o 3-0.


Com a necessidade de marcar quatro golos e não sofrer mais nenhum, o SC Braga apenas conseguiu mais uma oportunidade antes do intervalo, com o capitão Ricardo Horta a rematar contra Filipe Ferreira.

Natal axadrezado

Com o início da segunda parte, vieram três substituições do Braga. André Horta, Raúl Silva e Paulo Oliveira deram lugar a Lucas Mineiro, Tormena e Mario González. No entanto, a toada do jogo não se alterou e Nathan, lançado pelo passe de Sauer, passou por Diogo Leite com facilidade e rematou com força para o fundo das redes minhotas. Chegou, assim, o 4-0 aos 50 minutos e a prenda natalícia antecipada do Boavista para os seus adeptos já não iria fugir como se notava no marcador e nas bancadas do Bessa.


Logo a seguir ao 4-0 chega o momento insólito do jogo. Um penálti assinalado a favor do SC Braga por falta de Nathan sobre Mario González. Bracalli defendeu a grande penalidade de Ricardo Horta, que sofre falta na sequência do lance e leva Manuel Mota a assinalar novo castigo máximo.

Esta estranha sequência de eventos resultou em protestos por parte dos boavisteiros, com Bracalli e Abascal a receberem o amarelo. Desta feita, Iuri Medeiros reduzia a vantagem da equipa da casa e aumentava minimamente as esperanças dos visitantes.


Aos 57 minutos, ainda com os ânimos exaltados, Petit recebeu ordem de expulsão depois de Makouta levar amarelo.

Passava pouco tempo da hora do jogo, quando Sauer aumentou a vantagem boavisteira e abrilhantou (ainda mais) a noite no Bessa. Musa passou, sem problemas, por Diogo Leite e ofereceu o 5-1 ao capitão das panteras.


O SC Braga ainda tentou reduzir, mas foi o Boavista quem esteve mais próximo de voltar a marcar, com um remate de Ntep, que tinha entrado para o lugar de Yuspha, a atingir poste.

Até ao final da partida, Mario González e Tormena ainda tentaram reduzir, mas Bracalli negou o 5-2 nas duas ocasiões.

Final do jogo no Bessa. Noite histórica para a equipa de Petit, a fazer lembrar os tempos em que o Boavista ombreava com os grandes do futebol português por títulos, altura em que o treinador axadrezado se encontrava no plantel, como jogador.

Com este resultado, o Boavista garante uma inédita presença na final four da Allianz Cup e tem encontro marcado com o Benfica no próximo dia 25 de janeiro, em Leiria.

No caso dos minhotos, ficam eliminados da prova e falham a passagem à fase final pela primeira vez nos últimos quatro anos, tendo chegado à final na época passada, e conquistado a competição por duas vezes.

Jogadores “acreditam no processo”

Já na sala de impressa, Petit realçou o desempenho dos jogadores durante a partida, tanto a defender como a atacar: “Estivemos muito bem defensivamente. Na primeira parte só concedemos uma oportunidade ao Sporting de Braga, que o Bracali defendeu. Na segunda parte, o Braga teve uma ou outra situação, mas gostei da consistência quer defensiva, quer ofensiva da equipa. Isto é mérito dos jogadores que acreditam no processo. Estão a melhorar diariamente e dou-lhes os parabéns pelo que fizeram hoje.”

Em relação às semelhanças do jogo de hoje com as vitórias passadas que o técnico viveu como jogador, Petit afirmou: “Este foi um Boavista mais à imagem do que queremos. Queremos uma equipa com ambição e que seja capaz de puxar pelos adeptos. Eles já nem se lembravam de uma noite destas em que a equipa teve de trabalhar para estar numa fase final. Já fomos campeões, ganhámos Taças e Supertaças. Os jogadores devem conhecer a casa, o Boavista e a sua história.”

Um “dia muito mau” para o Braga

Por sua vez, Carlos Carvalhal não se alongou muito sobre aquilo que foi o jogo do SC Braga: “Gostaria de dar uma resposta técnica sobre este jogo, mas os erros cometidos foram tantos que nem vale a pena estar a pormenorizar. Falhámos em muitos aspetos. Foi um dia muito mau.”

O treinador dos minhotos felicitou e elogiou o Boavista e a atitude dos seus atletas: “Parabéns ao Boavista. Foi mais equipa, teve mais atitude e um comportamento superior ao nosso. Cometemos erros que não podemos cometer numa competição desta natureza.”

No próximo fim de semana, o Boavista recebe o Moreirense e o SC Braga recebe a Belenenses SAD, duas partidas a contar para a 15.ª jornada do campeonato português (19/12).

Artigo editado por Filipa Silva