FC Porto recebeu o Mafra e empatou 2-2 para a Taça da Liga. Os autores dos golos foram Pepê e Toni Martínez, do lado dos da casa, e Ença Fati e Gui Ferreira, do lado dos visitantes.

O FC Porto perdeu pontos, esta sexta-feira à noite, ao empatar a duas bolas diante do Mafra, no Estádio do Dragão. Em jogo a contar para a primeira jornada da Taça da Liga, a equipa, que milita no segundo escalão do campeonato nacional, chegou cedo à vantagem e terminou a primeira parte a ganhar por 0-2 à equipa de Sérgio Conceição. A formação portista tentou dar a volta ao resultado de forma a conquistar os três pontos, mas apenas conseguiu o empate, já na segunda parte. 

Fruto do Mundial que decorre no Catar, o onze inicial do FC Porto teve de sofrer várias alterações: Diogo Costa, Otávio, Eustáquio, Taremi e Evanilson deram lugar, respetivamente, a Cláudio Ramos, Rodrigo Conceição, Bruno Costa, André Franco e Toni Martínez.

Ambas a equipas conquistaram um ponto e deixaram tudo empatado no grupo A, onde o Chaves e o Vizela também dividiram pontos. 

Mafra com vantagem a dobrar

O jogo começou com um livre para o FC Porto logo aos três minutos e com um corte do Mafra já dentro da área.

Aos onze minutos, a equipa amarela e verde efetuou uma boa saída, porém, Pedro Lucas cruzou para as costas de um colega e a bola saiu para fora da área, ficando o ataque sem efeito.

Do lado dos azuis e brancos, aos 13 minutos, Uribe realizou a primeira saída arriscada, mas o Mafra recuperou a bola e teve direito a canto depois de Leandrinho tentar rematar à baliza.

No decorrer do minuto 16, o Mafra fez o primeiro golo no Dragão. Lucas Silva cruzou rasteiro pela direita para Ença Fati que finalizou para o fundo da baliza portista, após a bola bater no poste.

A equipa de Sérgio Conceição reagiu com um passe de André Franco pela direita para Bruno Costa que tentou cruzar, mas sem sucesso, o que deu origem a um canto para o FC Porto.

No minuto 23, Wendell marcou, na recarga, devido à defesa incompleta de Samu, mas o golo foi imediatamente anulado por ser fora de jogo.

Aos 29 minutos, deu-se uma paragem no jogo de três minutos para dar assistência a Fábio Cardoso e Diogo Almeida na sequência de um choque violento entre ambos. 

Ao minuto 34, André Franco tentou cruzar para um colega, mas Léo Cordeiro cortou. O médio do Mafra demonstrou ser um dos melhores da equipa visitante em jogo. 

Mafra que iria engordar a vantagem ainda antes do intervalo. Ao minuto 41, após ver as imagens, Miguel Nogueira assinalou penálti para os visitantes na sequência da mão na bola de Bruno Costa, após um canto. Os muitos assobios da plateia não impediram o surpreendente 0-2: Gui Ferreira rematou rasteiro para a esquerda de Cláudio Ramos e dobrou a vantagem para a equipa verde e amarela.

Terminada a primeira parte, os 22.217 adeptos portistas puxaram, ainda assim, pela equipa, que perdia por duas bolas a zero. 

A luta pelo empate

A equipa do FC Porto voltou para a segunda parte com duas alterações no onze: saiu Bruno Costa e Rodrigo Conceição e entrou Namaso e João Mário.

Quatro minutos após o apito, a equipa da casa fez o primeiro golo. Após um ressalto, Pepê dominou a bola e conseguiu rematar para o fundo da baliza de Samu. 

A equipa azul e branca teve mais atitude após a marcação do primeiro golo. 

À passagem do minuto 54, André Franco bateu, Uribe cabeceou e a bola bateu num jogador do Mafra. Os jogadores do FC Porto pediram penálti, mas o árbitro mandou seguir o jogo. Além disso, João Mário teve uma excelente oportunidade de golo. Rematou com o pé esquerdo, mas o remate saiu por cima da baliza. 

Ainda do lado do FC Porto, Cláudio Ramos efetuou uma enorme defesa a remate de Ença Fati, que acabou por ser apanhado em fora de jogo. 

Dois minutos depois, foi o guarda-redes do Mafra que realizou uma grande defesa, ao impedir que um cabeceamento de Toni Martínez resultasse no empate. 

Mas a ameaça havia de se concretizar aos 70 minutos. Toni Martínez ganhou o ressalto à entrada da área e rematou para o fundo da baliza, o que deixou Samu sem qualquer hipótese de defender.

A quatro minutos do final do jogo, o clima ficou bastante tenso no campo, o que levou à expulsão de um elemento do banco do Mafra por protestos. Ao minuto 89, foi Mattheus Oliveira a ser expulso com segundo cartão amarelo por falta sobre Galeno.

No decorrer do minuto 90, Wendell e o treinador do Mafra, Ricardo Sousa, trocaram argumentos e geraram alguma confusão no Dragão.

O último lance perigoso do jogo foi para o FC Porto. Um livre muito bem marcado por Uribe esbarrou numa grande defesa de Samu, que assim impediu a vitória da equipa da casa.

Apesar do FC Porto ter sido superior ao Mafra na segunda parte, não foi o suficiente para evitar o empate. Desta forma, os azuis e brancos e os verdes e amarelos saíram desta partida com um ponto cada. 

Sérgio Conceição: “Faltou agressividade”

Na conferência de imprensa, Sérgio Conceição fez a análise do jogo: “O que disse aos jogadores é que não podemos dar 45 minutos ao adversário. Faltou agressividade, agressividade com bola. Fomos pouco agressivos. Quando assim é, mesmo com equipas de escalão inferior, acaba-se por sofrer dois golos.” 

Relativamente à segunda parte da partida, o treinador azul e branco referiu que foram poucas ou inexistentes as vezes em que o Mafra chegou à baliza do FC Porto. Realçou que a equipa fez dois golos, mas poderia ter feito mais. 

Para terminar, Conceição mostrou-se otimista e lembrou que a prova ainda agora começou: “Fomos a equipa que sempre fomos. A pressionar, a fazer dois golos. Empatámos, temos dois jogos para corrigir. A jogar em casa temos o apoio do público. Aproveito para agradecer aos adeptos que vieram aqui neste horário nada convidativo.”

Ricardo Sousa: “Empate bom e moralizador”

Também na sala de imprensa, o treinador do Mafra enalteceu a atitude dos seus jogadores e reforçou a ideia de que não foram ao Dragão para “meter o autocarro em frente à baliza e esperar milagres”, pelo que tentaram ser uma equipa com princípios de jogo. 

Em relação à partida, Ricardo Sousa considerou que o golo sofrido ao minuto 48 foi decisivo: “Tentámos dividir o jogo com o FC Porto de igual para igual. Conseguimos ir para o intervalo com uma vantagem de dois golos, uma vantagem confortável. Infelizmente, nos primeiros três minutos [da segunda parte] o FC Porto conseguiu chegar ao 2-1 e sabíamos que a partir daí íamos sofrer um bocadinho. O FC Porto tem muitas soluções e muita qualidade. Conseguiram fazer o 2-2 e defendemos da maneira que conseguimos.”

Além disso, Ricardo Sousa declarou que o Mafra surpreendeu o FC Porto com o 0-2 ao intervalo e que fizeram uma boa primeira parte, frisando que estavam a jogar em casa do campeão nacional.

O treinador verde e amarelo terminou a dizer o que retirou deste jogo: “Acabo por retirar a atitude, enaltece o que mostraram e o que quiseram. Há aqui meninos que merecem muito e hoje mostraram que têm qualidade para muito mais. É um empate bom e moralizador, que nos mantém na luta pela passagem. A única coisa que queremos continuar a fazer é dignificar o emblema que temos.”

O FC Porto prepara agora o próximo encontro para a Taça da Liga contra o Chaves, dia 8 de dezembro, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira. O Mafra recebe o Vizela em casa para próxima jornada desta mesma competição, no próximo dia 5 de dezembro.

Artigo editado por Filipa Silva