É oficial: Hillary Clinton já detém o número de delegados suficiente para ser nomeada como candidata do Partido Democrata à Casa Branca. Será assim a primeira mulher nos Estados Unidos a atingir a fase final da corrida eleitoral por um dos dois grandes partidos dos Estados Unidos. Esta terça-feira realizaram-se eleições primárias em diversos estados norte-americanos. A Califórnia, que atribui o maior número de delegados de ambos os partidos – 548 democratas e 172 republicanos -, foi a votos e contribuiu decisivamente para este desfecho.

A “super terça-feira final” era o dia decisivo para Hillary Clinton e Bernie Sanders. Os democratas da Califórnia, Montana, Nova Jérsia, Novo México, Dakota do Norte e Dakota do Sul foram às urnas para decidir, de uma vez por todas, quem seria o representante do seu partido nas eleições para a presidência dos Estados Unidos da América (EUA).

Apesar de ainda não ter sido apurada a totalidade dos resultados – faltam atribuir delegados californianos -, é certo que a secretária de Estado de Barack Obama venceu o senador do Vermont em quatro dos seis estados.

Sanders apenas derrotou Hillary no “caucus” do Dakota do Norte. Mesmo assim, o candidato de 74 anos não desiste da corrida à nomeação e recorda que apenas na convenção do partido, em Filadélfia, entre 25 e 28 de julho, será oficializado o candidato do Partido Democrata à Casa Branca, após o voto dos superdelegados – senadores, congressistas, governadores, antigos presidentes, entre outros notáveis da força política.

O último sufrágio democrata realiza-se na próxima terça-feira, dia 14, Distrito de Columbia onde está localizada a capital dos EUA, Washington.

Do lado republicano, este dia 7 de junho serviu apenas para cumprir calendário. Depois das desistências de Ted Cruz e John Kasich no passado mês de maio, Donald Trump passou a ser o único rosto do partido na candidatura, juntando 297 delegados à sua conta. Posto isto, o excêntrico nova-iorquino perfaz um total de 1.536 apoiantes – necessitava de 1.237 para ganhar a nomeação.

A convenção republicana está agendada para 18 a 21 de julho, em Cleveland, Ohio.