Autoridade Regional de Saúde (ARS) do Norte vai abrir um inquérito à vacinação indevida de dezenas de jovens com mais de 18 anos, esta quarta-feira e quinta-feira, no Porto. Em causa está um dia de “Vacinação Aberta“, promovido pela Junta de Freguesia de Campanhã, no Centro de Vacinação do Cerco, um dos dois que estão em funcionamento na Invicta.

Em Portugal, o regime atual de vacinação está reservado a pessoas com mais de 35 anos e só pessoas com mais de 55 anos é que não precisam de agendar a toma da vacina, podendo apresentar-se em qualquer centro de vacinação e requerer a toma da vacina.

A polémica tornou-se viral depois de uma publicação no Instagram da apresentadora de televisão Maria Cerqueira Gomes, de 38 anos, que anunciava que tinha sido vacinada, em conjunto com a filha de 18 anos. Em resposta às críticas de um seguidor, a apresentadora defendeu que o processo foi legal: “Eu fui vacinada, a minha filha também… Como todos os outros que souberam e tiveram horas como nós à espera de oportunidade”.

A Junta de Freguesia de Campanhã promoveu o “dia aberto” nos seus canais oficiais. Mas só o fez, segundo explicou o presidente da Junta ao Porto Canal, depois de ter recebido indicações das autoridades de saúde do Porto Oriental.

Fonte da task force confirmou, ao Porto Canal, a prática de atos contrários às normas de imunização no Centro de Vacinação do Cerco e acrescentou que pessoas com mais de 18 anos também foram inoculadas durante esta quinta-feira. Segundo a mesma fonte, logo que a task force teve informação do que se passava, o processo de inoculação de pessoas nesta faixa etária foi interrompido.

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da task force, condenou o caso, esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas: “É uma desobediência clara ao plano. Alguém com responsabilidade resolveu, fora do plano, inovar e vacinar pessoas que, neste momento, não estão dentro do plano de vacinação”, afirmou no Porto Santo, onde se encontra em visita oficial.

O coordenador pediu à ARS Norte que “retire consequências o mais rapidamente possível“. “Tem de haver disciplina. Não pode haver indisciplina no plano”, acrescentou.

O vice-almirante Gouveia e Melo anunciou, na quarta-feira, na Assembleia da República, que o autoagendamento para todas as pessoas com mais de 18 anos começa a 4 de julho.

Até ao momento, Portugal administrou mais de 7,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, tendo já 4,7 milhões de pessoas a vacinação completa, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.