A atleta portuguesa assegurou a medalha de ouro no lançamento do peso, ao atingir os 19,68 metros na prova que se realizou em Leiria. Liliana Cá conquistou o bronze no lançamento do disco.

Auriol Dongmo foi, este sábado, a melhor classificada na prova de lançamento do peso na Taça da Europa de Lançamentos, que se realizou este fim de semana em Leiria. A desportista lusa lançou sempre acima dos 19 metros, marca que não chegou a ser atingida por nenhuma das adversárias. Após o primeiro lançamento ter sido nulo, Auriol assegurou a vitória depois dos 19,68 metros alcançados no quarto ensaio.

A atleta olímpica portuguesa terminou a prova com os seguintes parciais: nulo – 19,17 – 19,11 – 19,68 – nulo – 19,53. A campeã europeia sub-23 de 2021, Jessica Schilder (18,89m) e a vice-campeã europeia em pista coberta em 2021, Fanny Roos (18,64m), fecharam o pódio.

Em declarações à Lusa, a atleta do Sporting realçou ter feito “uma boa preparação”, mas admitiu que “queria fazer mais, mas com a chuva, estava a escorregar e não foi fácil”. Auriol Dongmo confessou estar “satisfeita com a marca” e mostrou-se já focada na próxima prova. “Agora vou focar-me nos Mundiais, que é a competição mais importante. Posso fazer ainda melhor”, concluiu.

A recordista nacional vai agora competir nos Mundiais em pista coberta de Belgrado, que se realizam entre os dias 18 e 20 de março, e onde a portuguesa é uma das candidatas à conquista de medalhas.

Liliana Cá também conquistou uma medalha para Portugal. A portuguesa alcançou o bronze, no disco, com 60,74 metros, no último dia da competição. Após três lançamentos nulos, Liliana Cá garantiu a medalha na sexta e última tentativa, numa prova em que a italiana Daisy Osakue foi a vencedora.

Quanto aos restantes representantes lusos em prova: Jéssica Inchude foi sexta classificada, com 17,02 metros. Emanuel Sousa terminou em segundo lugar no grupo B do disco (55,87m) enquanto Edujose Lima foi nono (51,33m).

No grupo B da competição de dardo, Cláudia Ferreira foi terceira (52,07m) e Rúben Antunes terminou em quarto na competição B do lançamento do martelo (69,62m).

Débora Quaresma, atleta sub-23, foi segunda no peso (14,80m) no grupo B do escalão.

No segundo dia de competição, Irina Rodrigues foi sexta classificada (59,68m) no disco. No peso masculino, Francisco Belo terminou com quinto lugar, com 20,11 metros, enquanto Tsanko Arnaudov nã passou os 19,12 metros.

No escalão de sub-23, Leandro Ramos conquistou a medalha de prata no dardo com 76,48 metros, menos 73 centímetros que o vencedor da prova, o francês Teura’itera’i Tupaia.

A competição do peso masculino registou um novo recorde da competição: 21.99 metros alcançados pelo italiano Zane Weir.

Portugal terminou a Taça da Europa de Lançamentos com duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze.

Artigo editado por Filipa Silva