Espanha e Croácia regressaram aos relvados, esta segunda-feira, em Copenhaga, para protagonizarem o mais frenético dos jogos até aí jogados nos oitavos de final (o França-Suíça, marcado para a noite, não lhe ficaria atrás). Na capital dinamarquesa, não faltaram golos, com a seleção espanhola a bater o adversário por 3-5, no prolongamento.

Com este resultado, os croatas caíram nos “oitavos”, à semelhança do que aconteceu no Europeu de 2016, quando derrotados por Portugal também para lá do tempo regulamentar. Já a Espanha segue viagem para São Petersburgo, na Rússia, onde vai defrontar a surpreendente Suíça, a seleção que retirou os atuais campeões do mundo do Euro 2020.

Empate ao intervalo com momento caricato

 No seu 11 inicial, Zlatko Dalic, selecionador croata, foi obrigado a fazer duas alterações em relação ao jogo contra a Escócia, do qual saiu vitorioso. Ante Rebic entrou para o lugar de Ivan Perisic, indisponível por estar infetado com Covid-19, enquanto na defesa, Duje Caleta-Car substituiu Dejan Lovren, de fora por acumulação de amarelos.

Do lado espanhol, Luis Enrique, optou, igualmente, por fazer duas substituições. José Gayá e Ferrán Torres foram os escolhidos para substituir Jordi Alba e Gerad Moreno.

Com prestações que não encantaram nas respetivas fases de grupos, era necessário um bom encontro, de maneira a demonstrar o bom futebol praticado pelas duas seleções. Embora os primeiros minutos tenham sido de equilíbrio, os espanhóis rapidamente tomaram conta do jogo.

Sem conseguir sair com a bola para o ataque, a Espanha aproveitou as dificuldades dos croatas para criar perigo. O primeiro lance surgiu no decorrer do minuto 15 pelos pés de Koke. Um passe bem executado por Pedri – um dos jogadores em destaque neste encontro -, desmarcou o médio do Atlético Madrid que obrigou Dominik Livakovic, guardião da Croácia, a intervir.

Nem cinco minutos se passaram, quando os espanhóis voltaram, de novo, a estar perto de inaugurar o marcador. Outra vez pelos pés de Pedri. O jogador do Barcelona assistiu Ferran Torres que, através de um cruzamento, colocou a bola em Álvaro Morata, mas o corte de Domagoj Vida ao cabeceamento do espanhol negou os festejos aos espanhóis.

Apesar do domínio notório da seleção espanhola, um lance infeliz entre Pedri e o guardião espanhol permitiu o golo da Croácia. Ao minuto 19, o jovem blaugrana atrasou a bola para Unai Simon, devido à pressão da Croácia, mas o guardião não conseguiu dominar a bola, que acabou por entrar na baliza. O autogolo, segundo a UEFA, ficou para o médio do Barcelona.

Com o resultado a seu favor, a seleção croata mostrou-se mais ativa no encontro, mas a Espanha nunca deixou de lutar pelo resultado. Na busca pelo empate, os espanhóis apostaram nos ataques pelas linhas laterais para chegar com perigo à baliza. As investidas espanholas deram frutos e, à passagem do minuto 37, o marcador voltou a alterar-se.

Numa jogada de insistência, Pablo Sarabia recuperou a bola, assistiu José Gayá que, com um remate potente, obrigou o guardião croata a uma excelente intervenção. Contudo, na recarga, Sarabia foi superior, colocou a bola dentro da baliza e restabeleceu a igualdade.

Findos os primeiros 45 minutos, as seleções foram para o balneário com o encontro empatado a uma bola.

Esforço croata levou encontro para prolongamento

 À semelhança do que aconteceu na primeira parte, foram os espanhóis a entrar melhor no encontro no regresso das equipas ao relvado. Com o objetivo de passar à próxima fase, a Espanha não perdeu tempo e deu a “cambalhota” no marcador. O relógio marcava o minuto 56 quando os espanhóis marcaram o seu segundo golo, o terceiro da partida.

Num dos lances onde a seleção espanhola já havia criado perigo, um cruzamento de Ferran Torres, após passe de Pedri, encontrou Cesar Azpilicueta que cabeceou e bateu Dominik Livakovic. Com este golo, Azpilicueta estreou-se a marcar pela sua seleção e a Espanha estava pela primeira vez na frente do encontro após ter estado a perder.

A partir deste momento, o encontro começou a ser mais repartido tendo as duas seleções protagonizado ataques perigosos. Dez minutos após a vantagem espanhola, a Croácia quase empatou a partida. Um passe atrasado de Nikola Vlasic para Josko Gvardiol baralhou a defesa espanhola, mas no remate o braço direito de Unai Simon impediu o golo.

A Espanha acabou por dilatar a vantagem à passagem do minuto 76. Na cobrança de um livre de forma quase imediata, Pau Torres aproveitou a desatenção da formação croata para colocar a bola em profundidade em Ferran Torres. Na execução, o avançado do Manchester City dominou, tirando um adversário do caminho, rematou por baixo do guarda-redes e ampliou a vantagem.

Com 20 minutos para se jogar e descontente com o resultado, Zlatko Dalic fez entrar “sangue novo” na equipa alterando três jogadores: Josip Brekalo e Ante Budimir no ataque, a par de Mario Pasalic no meio-campo, foram opções que se vieram a revelar certeiras. A entrada destes elementos deu mais poderio ofensivo à seleção que, em apenas sete minutos chegou ao empate, algo quase impensável naquela altura do jogo.

Ao minuto 85, a Croácia reduziu a desvantagem num lance confuso, mas no qual a bola acabou por entrar. Mislav Orsic foi o autor do golo que relançou os croatas na partida.

Com seis minutos de compensação dados pelo árbitro, a seleção croata não perdeu tempo e ao minuto 92 empatou a partida. Num lance do lado esquerdo do terreno croata, Orsic voltou a estar em evidência: cruzou para a cabeça de Mario Pasalic que, de uma forma eficaz, colocou a bola dentro da baliza.

Jogados os minutos adicionais, a partida seguiu para prolongamento.

Espanha sela vitória em apenas três minutos

Com mais 30 minutos para se jogar, as seleções entraram fortes e com o objetivo de não levar o jogo para as grandes penalidades. A Croácia entrou melhor, mas foi a Espanha que chegou ao golo. Aliás, a mais do que um.

Ao minuto 100, os espanhóis desfizeram o empate num golo com a assinatura de Álvaro Morata. De novo, a partir de um cruzamento, Dani Olmo cruzou para Morata que dominou e fuzilou as redes do adversário.

Três minutos após ter reconstruído a vantagem, a Espanha voltou a ampliá-la. Dani Olmo voltou a cruzar e a assistir, mas desta vez o protagonista foi Mikel Oyarzabal. O médio da Real Sociedad marcou e sentenciou a partida.

Com este resultado, a Croácia diz adeus ao Europeu, enquanto a Espanha segue para a próxima fase onde vai defrontar a Suíça, vencedora do encontro frente à França, nas grandes penalidades (3-3 foi o resultado no tempo regulamentar; 4-5 foi o resultado dos penáltis – falhou Mbappé, o último a marcar pelos franceses).

A alegria de Yann Sommer depois de ter parado o penálti batido por Mbappé. A Suíça está, pela primeira vez, nos quartos de final da competição. Foto: UEFA Euro 2020/Facebook

A partida está agendada para sexta-feira, dia 2 de julho, pelas 17h00, e terá transmissão na Sport TV.

Artigo editado por Filipa Silva