Ainda não será desta que a quarta edição do North Music Festival vai acontecer na cidade do Porto. A organização do festival, marcado para os dias 30 de setembro a 2 de outubro, na Alfândega do Porto, anunciou esta quarta-feira, a uma semana da abertura de portas, um novo adiamento, responsabilizando a Direção-Geral da Saúde (DGS) pelo facto.

Devido à situação pandémica, a edição de 2020 do festival foi inicialmente adiada para maio de 2021. Mas como em abril deste ano o país dava ainda os primeiros passos no processo de desconfinamento, a organização decidiu voltar a mudar as datas. Contudo, e apesar de todos os festivais de verão terem acabado por atirar a sua realização para 2022, o North Music Festival optou por adiar uns meses o evento, mais concretamente para os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro.

A apresentação pública do evento decorreu há cerca de duas semanas, com a organização a garantir que o North Music Festival ia mesmo acontecer. Mas esta quarta-feira, e em comunicado, a direção do festival entendeu que está “completamente impossibilitada de dar início ao calendário de montagens, que começariam precisamente durante o dia de hoje, 22 de setembro”.

Isto porque, referem no mesmo documento, lhes falta “um parecer concreto e final da Direção-Geral da Saúde (DGS)”. “A organização do North Music Festival vê-se obrigada a adiar, uma vez mais, a realização do Festival”, concluem no primeiro ponto.

E se “as respostas acabaram por não chegar atempadamente” para avançar com as montagens, um aspeto, nota a organização do festival, era já sabido e merece a reprovação da entidade promotora: “foi já exigido pela DGS – e para que o evento acontecesse nos moldes em que o conhecemos e nos quais faz sentido acontecer, ou seja, com plateia em pé – que todo o público realizasse teste à Covid-19, mesmo todos aqueles que têm já Certificado Digital Covid. Assim, um detentor de passe de três dias, mesmo com Certificado Digital válido, seria obrigado a efetuar teste nos três dias de festival, ou seja, um teste por dia.”

“Não é razoável exigir ao público que já possui Certificado Digital que, além do valor pago pelo bilhete, tenha que se submeter e assegurar o pagamento de um teste à entrada do recinto, dado que até o teste antigénio realizado nas farmácias se tornou pago para quem tem já o Certificado Digital”, dizem ainda.

Anunciado o adiamento, a organização não se compromete com novas datas – “não nos é possível avançar com uma data para a realização do Festival” – acrescentando que o calendário fica “suspenso e dependente das orientações e deliberações da DGS e do Governo relativamente às novas regras a seguir na realização de grandes eventos culturais”.

O anúncio mereceu o desagrado de muitos portadores de bilhete que se manifestaram nas redes sociais do evento, queixando-se dos sucessivos adiamentos e da falta de informação sobre como proceder ao pedido de reembolso dos bilhetes.

Sobre isto, diz a organização no comunicado, “serão anunciadas, em breve, todas as informações referentes ao reembolso e trocas de bilhetes nos canais de comunicação oficiais do North Music Festival.”

Ornatos Violeta, One Republic, The Script, Waterboys e os GNR, com concerto de celebração de aniversário prometido, eram alguns dos artistas que constavam do cartaz para os três dias de festival.